08
Jul16
CINE TV: Curtas Vila do Conde - Festival (TVCine 2/ sábado, 9 - 18h40)
No dia em que arranca o 24º Festival de Curtas de Vila do Conde, os Canais TVCine & Séries apresentam uma selecção do melhor que já passou por um dos mais importantes eventos de curtas-metragens em Portugal. São oito filmes centrados em oito realidades, vistas pelos olhos dos protagonistas. Tudo começa com "Versailles" (2013), de Carlos Conceição, em que uma mulher idosa seduz um jovem imberbe para que termine com a sua vida, terminando em "Andorinhas" (2015), de Sofia Bost, sobre a realidade por vezes cruel de viver longe de casa, neste caso em Londres.
"Versailles", de Carlos Conceição (18h40)
Uma senhora numa cadeira de rodas e um adolescente chegam a uma cabana de praia onde, através de escassos momentos de lucidez, ela vai persuadi-lo a matá-la.
"Manhã de Santo António", de João Pedro Rodrigues (19h05)
Manda a tradição que no dia 13 de Junho, dia de Santo António, os namorados ofereçam vasos de manjericos enfeitados com cravos de papel e bandeirolas com quadras populares como prova do seu amor.
"A Glória de fazer Cinema em Portugal", de Manuel Mozos (19h35)
A descoberta de velhas bobines no espólio de um coleccionador parece conter o desfecho de uma história com quase 90 anos: em 1929, José Régio escreveu uma carta a Alberto Serpa onde manifestou a vontade de fundar uma produtora para começar a fazer cinema.
"Solo", de Mariana Gaivão (20h00)
A serra arde sob o calor de Agosto. Uma bombeira cai, engolida pelo solo. O corpo quebrado sobrevive como pode. Lá fora, a noite desce.
"Um Elefante a olhar para mim", de Frank Beauvais - França (20h30)
Magda, sexagenária, é comediante. Acaba de perder o comboio. Ela encontra Vincent, duas vezes mais novo do que ela. Ele convida-a para o serão.
"Rosa", de Francisco Neffe (21h10)
Rosa, uma mãe solteira, luta pela ideia de voltar para o seu ex. Depois de uma discussão com ele, acaba trancada num quarto. Um jovem vizinho é a sua única salvação.
"Yulia", de André Marques (21h30)
YULYA é um filme-processo que, sem recurso a diálogos, se desenvolve como um movimento exploratório e sensorial que acompanha a viagem emocional de Yulya, uma frágil e preciosa jovem mulher.
"Andorinhas", de Sofia Bost (22h00)
Sara trabalha num restaurante em Londres mas não desiste de procurar emprego em design gráfico. Cada rejeição mostra a realidade do que a sua vida se tornou. O conflito entre o que ficou em Portugal e a possibilidade de um futuro melhor é maior que nunca.