CINE TV: Até Amanhã, Camaradas (RTP2/ sábado, 5 - 23h50)
Ano: 2005
Realização: Joaquim Leitão
Argumento: Luís Filipe Rocha (adaptação do romance "Até Amanhã, Camaradas", de Manuel Tiago)
Música: Luís Cília
Elenco: Gonçalo Waddington, Cândido Ferreira, Leonor Seixas, Paulo Pires, Marco d' Almeida, Nuno Nunes, Ivo Ferreira, Adriano Luz, Sara Graça, Carla Chambel, São José Correia, Patrícia André, Heitor Lourenço, Figueira Cid, Luís Lucas, António Melo, António Capelo, José Wallenstein, Jorge Pinto, Adriano Carvalho, Juana Pereira da Silva, Nádia Santos, Carlos Sebastião, Miguel Melo, Pedro Alpiarça, Alexandra Leite, Rui Morisson, Teresa Faria, Glicínia Quartin, João Didelet, José Boavida, José Mora Ramos, Vera Alves
Sinopse: Portugal, 1944. Num país oprimido pela ditadura, há quem resista e se organize para mobilizar o povo para a luta pelo pão e pela liberdade. Mesmo que isso lhe possa custar a prisão, torturas, ou até a vida. Pessoas como Vaz, Ramos, António e Paula, militantes e funcionários do Partido Comunista, que desenvolvem a sua acção na clandestinidade, reorganizando o Partido nas zonas dos arredores de Lisboa e do Ribatejo, ao mesmo tempo que preparam uma grande jornada de luta, com greves e marchas contra a fome.
Filme que adapta a obra homónima de Manuel Tiago, pseudónimo de Álvaro Cunhal, conhecido resistente ao Estado Novo que dedicou a vida ao ideal comunista e ao seu partido. Um retrato dos homens e mulheres que lutaram pelos seus ideais e paixões, nos difíceis anos da ditadura, dos que mostraram fraqueza e dos que deram a vida pelo que acreditavam.