CINE TV: Aniki Bóbó (RTP1/ sábado, 10 - 23h55)
Ano: 1942
Realização e Argumento: Manoel de Oliveira
Música: Jaime Silva
Elenco: Horácio Silva, Fernanda Matos, Américo Botelho, Feliciano David, Nascimento Fernandes, Rafael Mota, António Palma, Armando Pedro, António Melo Pereira, Pinto Rodrigues, António Santos, Vital dos Santos, António Soares, Manuel Sousa, Augusto Crespo, Manuel de Azevedo
Sinopse: Nos bairros ribeirinhos do Porto, os miúdos pobres divertem-se e brincam como podem, geralmente, aos "polícias e ladrões", outras vezes mergulham nas águas do Douro. A escola decorre sem grandes sobressaltos, entre as reguadas bem aplicadas e tabuadas mal assimiladas. Carlitos é um dos garotos mais aventureiros e Teresinha a miúda mais bonita, que Carlitos adora. Ela "namora" uma boneca que está na montra de uma loja que, para os miúdos, é uma espécie de gruta do Ali Babá, propriedade de um homem gentil e dedicado, com alma de poeta. Um dia, Carlitos, num gesto de amor, rouba a boneca para dar a Teresinha e vai descobrir que o Mundo não está feito à dimensão dos sonhos.
No próximo dia 11 de Dezembro, assinalam-se os 108 anos do nascimento de Manoel de Oliveira, o maior realizador português, que faleceu em 2015, aos 106 anos de idade. Este sábado, a RTP1 transmite "Aniki Bóbó", a primeira longa-metragem do Mestre.