CINE TV: "A Cidade Onde Envelheço" c/actrizes portuguesas (TVCine Edition - 22h00)
Ano: 2020
País: Brasil/Portugal
Realização: Marília Rocha
Argumento: João Dumans, Thais Fujinaga, Marília Rocha
Produção: Anavilhana, Terratreme (Portugal)
Elenco: Francisca Manuel (Portugal), Elizabete Francisca (Portugal), Paulo Nazareth, Jonnata Doll, Wederson Neguinho
Sinopse: Destinos cruzados. Desejos opostos.
Francisca (Francisca Manuel) é uma jovem portuguesa que mora há um ano no Brasil. Ela recebe Teresa (Elizabete Francisca), uma antiga conhecida com quem já tinha perdido contacto. Enquanto Teresa vive momentos de descoberta e encantamento com o novo país onde se deseja instalar, Francisca deseja voltar a Lisboa. O filme acompanha as aventuras de cada uma pela cidade e a profunda amizade que nasce entre elas, obrigando-as a lidar com desejos simultâneos e opostos: a vontade de partir para um país desconhecido e a saudade irremediável de casa.
O filme "A Cidade onde Envelheço", uma co-produção entre Brasil e Portugal, é protagonizado por duas actrizes portuguesas, Francisca Manuel e Elizabete Francisca, dois rostos ainda pouco conhecidos do público português.
Francisca Manuel nasceu em Lisboa. Frequentou o curso de Arquitectura, licenciou-se em Cinema e Artes Plásticas e é pós-graduada em Arte e Multimédia. Estreou-se como actriz no filme "A Cidade onde Envelheço", tendo recebido o prémio de Melhor Actriz no 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2016. Tem feito teatro em Portugal e no Brasil.
Elizabete Francisca nasceu em Joanesburgo, na África do Sul, numa família de origem portuguesa. Iniciou os seus estudos em Artes Visuais e, em 2007, licenciou-se em Design Industrial. O seu trabalho tem-se centrado na interpretação e na criação na área das artes performativas, tendo participado em diversos projectos como colaboradora artística, bailarina, performer e actriz.