CINE ESTREIA: "Uma Breve História da Princesa X", de Gabriel Abrantes
Realização e Argumento: Gabriel Abrantes
Elenco: Joana Barrios, Francisco Cipriano, Filipe Vargas, Máximo Francisco, João Pedro Vale, Gabriel Abrantes (voz)
Sinopse: Um retrato delirante da escultura "Princesa X", do romeno Constantin Brancusi, uma controversa escultura em bronze, que começou como um busto da igualmente controversa sobrinha-bisneta de Napoleão, Marie Bonaparte.
Prémio: Prémio "BLIT" para Melhor Realizador Português na Competição Nacional do Festival Curtas de Vila do Conde 2016
A curta-metragem documental "Uma Breve História da Princesa X", de Gabriel Abrantes, é exibida em complemento do documentário "Eis o Admirável Mundo em Rede", do realizador alemão Werner Herzog.
Gabriel Abrantes, filho de portugueses, nasceu na Carolina do Norte, EUA, em 1984. Em 2006, concluiu um BA em Cinema e Artes Visuais na Cooper Union for the Advancement of Science and Art, em Nova Iorque. Em 2005/2006 estudou na École Nationale des Beaux-Arts, em Paris, e, em 2007, estudou em Le Fresnoy Studio National des Arts Contemporains, Tourcoing, França. Em 2010 funda, com Natxo Checa e a ZDB, A Mutual Respect Productions, uma companhia de produção cinematográfica, tendo já sido realizadas várias curtas-metragens e uma longa-metragem. Os filmes estrearam em festivais - Bienal de Veneza, Festival de Cinema de Locarno, Festival de Cinema de Toronto - e foram exibidos no MIT List Center for Visual Arts, no Palais de Tokyo, no Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris e no Centre Pompidou, Paris. Os filmes de Gabriel Abrantes têm ganho inúmeros prémios. Palácios de Pena ganhou o prémio do filme com melhor narrativa no Ann Arbour Film Festival e no Chicago Underground Film Festival, em 2012. Liberdade ganhou o Prémio de Filme e Vídeo do Festival de Cinema de Locarno em 2011 e o Prémio da Melhor Realização em Curta-metragem no Indie Lisboa 2011. A History of Mutual Respect ganhou o Pardino d’Oro da Melhor Curta-metragem do Festival de Cinema de Locarno em 2010, o Melhor Filme Português no Indie Lisboa 2010 e a Melhor Curta-metragem experimental no Festival de Cinema de Melbourne. Visionary Iraq ganhou o Prémio de Novos Talentos no IndieLisboa 2009. Gabriel Abrantes ganhou o Prémio EDP Novos Artistas em 2009 com a vídeo instalação Too Many Daddies, Mommies and Babies. Em 2012 ensinou Cinema, na HEAD, Haute École d' Art et de Design de Genebra. Vive e trabalha actualmente em Lisboa.
Filmografia:
Uma Breve História da Princesa X (curta-metragem documental, 2016)
Aqui, em Lisboa - Episódios da Vida de uma Cidade (2016)
Freud und Friends (curta-metragem, 2015)
Taprobana (curta-metragem, 2014)
Ennui ennui (curta-metragem, 2013)
Zwazo (curta-metragem, 2012)
Fratelli (curta-metragem, 2011)
Palácios de Pena (2011)
Baby Back Costa Rica (curta-metragem, 2011)
Liberdade (curta-metragem, 2011)
A History of Mutual Respect (curta-metragem, 2010)
Visionary Iraq (curta-metragem, 2009)
Too Many Dadies, Mommies and Babies (curta-metragem, 2009)
Arabic Hare (curta-metragem, 2008)
Olympia 1 & 2 (curta-metragem, 2007)