CINE ESTREIA: "Patrick", de Gonçalo Waddington
Realização e Argumento: Gonçalo Waddington
Direcção Fotografia: Vasco Viana
Música: Bruno Pernadas
Produção: O Som e a Fúria, Augenschein Filmproduktion (Alemanha)
Elenco: Hugo Fernandes, Teresa Sobral, Carla Maciel, Alba Baptista, Miguel Herz-Kestranek (Áustria), João Pedro Bénard, Adriano Carvalho, Raphaël Tschudi (Suíça), Karim Bel Kacem (França), Phileas Heyblom (Alemanha), Zoé Friedrich (Alemanha), Theresa Weihmayr (Alemanha), Lydie Barbara, Teresa Coutinho
Sinopse: Patrick (Hugo Fernandes), de 20 anos, vive em Paris com o namorado, mais velho, e gere um site de pornografia adolescente. Durante uma rusga numa festa, onde se filmava numa cena de sexo com uma rapariga menor, é levado para a prisão. As autoridades descobrem então a sua verdadeira identidade: Mário, um menino raptado em Portugal há 12 anos. É-lhe dada a opção de regressar para a família e colaborar na investigação e desmantelamento de uma rede de pedofilia.
Quando Mário volta a Portugal, reencontra a sua família e tenta adaptar-se a uma nova realidade. É recebido com desconfiança, pois ninguém compreende porque é que ele não regressou quando fugiu da casa onde esteve preso. A mãe tem dificuldade em reconhecer o filho e em comunicar com ele. A única pessoa com quem Mário consegue abrir-se é a sua prima Marta (Alba Baptista), de 22 anos, por quem sente uma forte atracção. Mas as suas duas identidades estão em conflito: a vida de festas, drogas e promiscuidade em Paris; e a sua nova vida rural, no seio de uma família destruída.
Gonçalo Waddington nasceu em Lisboa, em 1977, mas passou os primeiros anos da infância na Venezuela, em plena selva amazónica, para onde os seus pais, construtores de barragens, foram trabalhar ao serviço de uma ONG internacional. Quando tinha 6 anos, a família regressou a Portugal. Estudou Teatro/Interpretação na Escola de Teatro Profissional de Cascais. É actor, encenador, realizador, dramaturgo, argumentista e produtor. Considerado um dos melhores actores da sua geração, a sua carreira divide-se pelo teatro, cinema e televisão. Como realizador, dirigiu duas curtas-metragens e estreia-se agora na longa-metragem com "Patrick".
Filmografia:
Patrick (2020)
Imaculado (curta-metragem, 2013)
Nenhum Nome (curta-metragem, 2010)