CINE ESTREIA: "Os Olhos da Minha Mãe" c/ Kika Magalhães
País: EUA
Realização e Argumento: Nicolas Pesce
Elenco: Kika Magalhães (Portugal), Diana Agostini, Will Brill, Joey Curtis-Green, Flora Diaz, Paul Nazak, Clara Wong, Olivia Bond
Sinopse: Numa casa isolada de uma fazenda, uma mãe, ex-cirurgiã em Portugal, ensina à sua jovem filha, Francisca (Olivia Bond), a compreender a anatomia e a ser imperturbável pela morte. Uma tarde, um visitante misterioso rompe horrorosamente com o idílio da vida familiar de Francisca, traumatizando profundamente a jovem.
Anos mais tarde, e já adulta, Francisca (Kika Magalhães) adquire uma forma distintamente obscura, com uma sede de vingança pelo que aconteceu no passado, idealizando um plano para que o homem pague por aquilo que fez.
O filme norte-americano "Os Olhos da Minha Mãe" é protagonizado pela actriz portuguesa Kika Magalhães, que interpreta "Francisca", curiosamente é também o nome próprio da actriz. Além de "Francisca" ser uma personagem portuguesa, há outras referências a Portugal neste filme: a banda sonora inclui fados de Amália Rodrigues; numa das cenas, "Francisca" surge a comer arroz de cabidela; e algumas cenas são faladas em português.
Kika Magalhães tem 31 anos e é natural de Vila Nova de Famalicão. Estudou Cinema na Universidade Independente, em Lisboa, e fez pequenas participações nas séries juvenis "Diário de Sofia" (RTP1) e "Morangos com Açúcar"(TVI). Viveu alguns anos em Londres e Barcelona e, em 2012, mudou-se para Nova Iorque para estudar representação na escola de teatro Neighborhood Playhouse. Actualmente, vive em Los Angeles. Entre os trabalhos mais recentes no cinema, Kika Magalhães participou em "City of Gold", produzido e protagonizado por Gus Van Sant, e em "Tapestry", onde desempenha o papel de mulher de Stephen Baldwin, ambos ainda não estreados.
Em 2016, o filme "Os Olhos da Minha Mãe" esteve em competição no Festival de Cinema de Sundance, nos EUA, e a crítica considerou a actriz portuguesa Kika Magalhães uma das grandes revelações, tendo o seu desempenho recebido muitos elogios.