CINE ESTREIA: "O Fim da Inocência", de Joaquim Leitão
Realização: Joaquim Leitão
Argumento: Roberto Pereira (adaptação do livro de Francisco Salgueiro)
Produção: Cinemate (Ana Costa)
Elenco: Oksana Tkach, Rodrigo Paganelli, Raquel Franco, Joana Barradas, Francisco Fernandez, Joana Aguiar, Ricardo Sá, Ana Marta Ferreira, Sofia Alves, Sandra Celas, Virgílio Castelo, Catarina Matos, Ângelo Torres, Leonor Vasconcelos, João Alves, Luís Garcia, Raquel de Oliveira, Marco Paiva, David Gomes, Miguel Frazão, Pedro Borges
Sinopse: "O Fim da Inocência", adaptação da obra homónima de Francisco Salgueiro, conta a história de Inês (Oksana Tkach), mas não só. É também a história de muitos jovens que vivem uma vida dupla, longe dos olhares dos seus pais, mesmo quando estes se julgam os melhores e mais presentes pais do mundo. Aos olhos de todos, principalmente dos seus pais, Inês é a menina perfeita. Estuda num dos mais caros e reputados colégios da Linha de Cascais e o seu núcleo de amigos é meramente composto por filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Acontece que, por detrás das aparências, a realidade de Inês e do seu grupo de amigos é outra, muito diferente. Inês e o seu grupo de amigos são consumidores regulares de drogas, têm comportamentos sexuais de alto risco e utilizam o lado mais perigoso da Internet para os seus fins sexuais e não só. Assim, e ainda menores de idade, as suas vidas já se encontram num estado de degradação física elevado e num descontrolo emocional total. E tudo sem que os seus pais se dêem conta…
Francisco Salgueiro nasceu em Lisboa, a 29 de Junho de 1972. Depois de ter tirado o Curso de Comunicação Empresarial, participou na criação da Direcção de Comunicação da TV Cabo, dedicou-se à autoria e escrita de programas de televisão, na SIC, e à escrita de artigos de opinião para as revistas Notícias Magazine, Máxima, Telecabo e jornal O Independente. É um dos fundadores da primeira empresa em Portugal a dedicar-se à produção de conteúdos escritos para TV, Internet e Televisão Interactiva. É autor dos livros Amei-te em Copacabana (2008), A Praia da Saudade (2009), O Fim da Inocência (2010), O Anjo Que Queria Pecar (2012), O Fim da Inocência II (2013), Estou Nua, e Agora? (2014), Portugal Kitsch (2015) e Homens Há Muitos (2015), entre outros.
Joaquim Leitão nasceu a 21 de Dezembro de 1956, em Lisboa. Trocou o curso de Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pelo de Cinema, na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde se licenciou em Realização, na vertente de montagem. Para televisão, realizou o telefilme "Voltar" (RTP) e a mini-série "Até Amanhã, Camaradas" (SIC). Além de realizador, tem participações como actor em vários filmes. Joaquim Leitão foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique, em 2005. "O Fim da Inocência" é a segunda longa-metragem realizada por Joaquim Leitão a estrear em 2017.
Filmografia:
O Fim da Inocência (2017)
Índice Médio de Felicidade (2017)
Sei Lá (2014)
Quarta Divisão (2013)
A Esperança Está Onde Menos Se Espera (2009)
20,13 (2006)
Inferno (1999)
Tentação (1997)
Adão e Eva (1995)
Uma Vida Normal (1994)
Uma Cidade Qualquer (curta-metragem, 1994)
Ao Fim da Noite (1991)
A Ilha (curta-metragem, 1990)
O Resgate (curta-metragem, 1990)
Duma Vez por Todas (1987)
O Aprendiz de Mago (curta-metragem, 1980)