CINE ESTREIA: "Lupo", de Pedro Lino
Realização e Argumento: Pedro Lino
Direcção Fotografia: João Pedro Plácido
Música original: Buddy Peace (Reino Unido)
Produção: Ukbar Filmes (Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola)
Elenco: Giacomo Scalisi (Itália), João Nicolau, Tiago Alves
Sinopse: A história intrigante do realizador italiano Rino Lupo (1888 - 1934).
A extraordinária narrativa de um dos pioneiros do cinema português. Um contador de histórias com uma veia rebelde, um realizador irrequieto com um sentido de aventura, um sonhador ambicioso. Rino Lupo foi um personagem extraordinário na história do Cinema, que desapareceu sem rasto, ficando esquecido até hoje.
Rino Lupo andou pelos sete cantos da Europa a trabalhar em cinema. Eram os anos 10 e 20 do século passado e Rino teve três pseudónimos e constituiu duas famílias. Mas foi em Portugal que assentou por mais tempo, realizando alguns dos filmes mudos mais importantes do nosso cinema.
Pedro Lino nasceu no Porto, em 1980. Estudou Design na Faculdade das Belas Artes do Porto e tem um Master of Arts, do Camberwell College of Arts, Londres. Em 2011, fundou em Londres o estúdio de animação Sparkle Animation. Ganhou, entre outros prémios, o de Jovem Cineasta no Cinanima 2004, com o filme de animação "A Menina Gorda". Vários outros filmes se seguiram, muitos deles financiados pelo Portuguese Film Council, tanto animação e documentário, sendo exibidos e premiados em vários festivais em todo o mundo. O seu primeiro documentário, "Lupo", foi lançado em 2018. De 2009 a 2019, morou e trabalhou em Londres, no Reino Unido.
Filmografia:
Lupo (documentário, 2019)
O Nome Dela (curta-metragem documental, 2015)
Terra (curta-metragem documental, 2013)
O Cágado (curta-metragem animação, 2012)
The Tortoise (curta-metragem animação, 2012)
Afonso Henriques, o Primeiro Rei (curta-metragem animação, 2011)
O Homem da Cabeça de Papelão (curta-metragem animação, 2010)