CINE ESTREIA: "Lobo e Cão", de Cláudia Varejão
![]()
Realização e Argumento: Cláudia Varejão
Fotografia: Rui Xavier
Produção: Terratreme Filmes e La Belle Affaire Poductions (França)
Local filmagens: São Miguel (Açores)
Elenco: Ana Cabral, Ruben Pimenta, Cristiana Branquinho, Marlene Cordeiro, João Tavares, Nuno Ferreira, Luísa Alves, Maria Furtado, Mário Jorge Oliveira, Mia Amaral, Nuno Branco, Leandro Cosme, Valdemar Creador, Tomás Furtado de Melo, Emanuel Macedo
Sinopse: Ana (Ana Cabral) nasceu em São Miguel, uma ilha no meio do Oceano Atlântico marcada pela religão e tradições. É a filha do meio de três irmãos. Vivem com a mãe e com a avó. Ana percebeu cedo que as raparigas têm tarefas distintas das dos rapazes. Através da sua amizade com Luís (Ruben Pimenta), o seu melhor amigo que gosta tanto de vestidos como de calças, Ana questiona o mundo que lhe foi prometido. Quando a sua amiga Cloé (Cristiana Branquinho) chega do Canadá, trazendo consigo os dias brilhantes da juventude, Ana embarca numa viagem que a levará a atravessar a linha do seu horizonte. Repleta de desejo e liberdade, a luz de Lobo e Cão revelará a Ana o mar certo para navegar. "Lobo e Cão" é uma encantada ode à comunidade queer da ilha onde o brilho crepuscular atravessa o imenso Oceano Atlântico.
Prémio: Melhor Filme no programa "Dias dos Autores" no Festival de Cinema de Veneza 2022 (Itália)
Cláudia Varejão nasceu no Porto e estudou Cinema no Programa de Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a German Film und Fernsehakademie Berlin, e na Academia Internacional de Cinema de São Paulo, Brasil, e Fotografia na AR.CO, em Lisboa. É autora da curta documental "Falta-me" e da trilogia de curtas de ficção "Fim-de-semana", "Um dia Frio" e "Luz da Manhã". O documentário "Ama-San", retrato de mergulhadoras japonesas, foi a sua estreia nas longas-metragens, recebendo dezenas de prémios em todo o mundo, seguindo-se "No Escuro Do Cinema Descalço Os Sapatos", filme que acompanha a intimidade de um grupo de bailarinos de uma companhia de dança. Os seus filmes têm sido seleccionados e premiados pelos mais prestigiados festivais de cinema, passando por Locarno, Roterdão, Visions du Reel, Cinema du Reel, Karlovy Vary, Art of the real - Lincoln Center, entre muitos outros. A par do seu trabalho como realizadora, desenvolve um percurso como fotógrafa e é professora convidada no AR.CO e na Universidade Católica do Porto. O seu trabalho, tanto no cinema como na fotografia, documentário ou ficção, vive da estreita proximidade com os seus retratados. "Lobo e Cão" é a estreia de Cláudia Varejão na ficção, onde a realizadora trabalhou com actores não profissionais.
Filmografia:
Lobo e Cão (2022)
Amor Fati (documentário, 2020)
Ama-San (documentário, 2017)
No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos (documentário, 2016)
Luz da Manhã (curta-metragem, 2011)
Um Dia Frio (curta-metragem, 2009)
Fim-de-Semana (curta-metragem, 2007)
Falta-me (curta-metragem documental, 2004)
