CINE ESTREIA: "Grandes Esperanças", de Miguel Marques
Realização: Miguel Marques
Montagem: Miguel Marques, Luísa Marinho e Leonor Areal
Imagem: Miguel Marques, António Osório e Filipe Ribeiro
Som: Jonathan Saldanha
Produção: A. Valente e Miguel Marques
Sinopse: Este filme é o resultado de um mês de filmagens contínuas na Loja do Cidadão do Porto. "Grandes Esperanças" dá-nos uma visão de conjunto única dos mecanismos de legitimação do indivíduo perante o Estado, mostrando como toda a nossa existência depende, do nascimento à morte, da instituição que organiza a vida em sociedade e que aqui aparece exposta num somatório de casos individuais que, em conjunto, tomam uma dimensão abstracta e coerciva. Entrar nos meandros da burocracia é uma aventura inesperada e, no mínimo, cómica. Um filme onde os cidadãos são os protagonistas.
Em complemento do documentário "Grandes Esperanças", estreia-se a curta-metragem de animação "O Acidente".
Realização: André Marques e Carlos Silva
Argumento: André Marques
Produção: Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo
Música: Fernando Augusto Rocha
Voz: Fernando Mendonça
Sinopse: "O Acidente" relata uma participação ao seguro de alguém que sofreu um aparatoso acidente de trabalho. Um assentador de tijolos um tanto ou quanto desajeitado, as leis da gravidade e a negligência na segurança são a base de uma inesperada sequência de situações particularmente perigosas.
Prémio: 2º Prémio de Animação no Twin River Media Festival de Asheville (EUA, 2009)
André Marques é um realizador, animador e ilustrador com um largo curriculum em filmes premiados, sendo nesta obra também o autor do argumento e da criação gráfica.
Carlos Silva é um dos realizadores da primeira longa-metragem do cinema de animação português, "Até ao Tecto do Mundo", para além de ser um especialista em pós-produção.