CINE ESTREIA: Fantasmas do Império
Realização: Ariel de Bigault (França)
Direcção Fotografia: Leonardo Simões
Música original: Jon Luz (Cabo Verde)
Produção: Ar de Filmes, Kidam (França)
Com a participação de: João Botelho, Margarida Cardoso, Ivo M. Ferreira, Fernando Matos Silva, Hugo Vieira da Silva, Orlando Sérgio, Ângelo Torres, Manuel Faria de Almeida, Joaquim Lopes Barbosa, José Manuel Costa, Maria do Carmo Piçarra
Sinopse: Retratos do colonialismo português no grande ecrã.
A história imperial tem sido contada e reinventada pelo cinema português. "Fantasmas do Império" percorre esse mesmo imaginário, desde o início do século XX, atravessando um século de história cinematográfica. Aos documentários e ficções do passado colonial contrapõem-se filmes e olhares contemporâneos. Viaja-se pela dicotomia entre obras que obedeceram aos ideais do regime, passando a ideia de uma sociedade saudável e próspera nas antigas colónias portuguesas, e obras mais recentes que, com um olhar mais distante e crítico sobre a colonização, contrastam fortemente com os filmes do passado colonial e expõem à luz a discriminação, a opressão e a violência desse período. E é precisamente esse contraste que Ariel de Bigault quis explorar.
O documentário "Fantasmas do Império" tem realização de Ariel de Bigault, autora e realizadora francesa cujo trabalho tem estado ligado às rotas da lusofonia.