CINE ESTREIA: "E Agora Invadimos o Quê?" (rodado em Portugal)
País: EUA
Realização e Argumento: Michael Moore
Locais Rodagem: Portugal, Itália, França, Alemanha, Eslovénia, Noruega, Finlândia, Tunísia
Sinopse: O realizador Michael Moore, vestindo o papel de "invasor", visita uma série de nações europeias e africanas para entender como os EUA poderiam melhorar as suas perspectivas. Quer seja a Itália com as suas generosas férias pagas; França e os seus almoços escolares gourmet; o exemplo das políticas industrialistas da Alemanha; a Noruega e o seu sistema prisional; a despenalização das drogas leves em Portugal; ou a forte presença feminina no governo e mundo empresarial existente na Islândia - Moore descobre que as soluções para os mais enraizados problemas da América já existem e apenas estão à espera para serem copiadas.
Em Portugal, o destaque é dado à nossa política de combate à toxicodependência, em que o consumo de droga é tratado como um problema de saúde e não do ponto de vista criminal. A política portuguesa de descriminalização do consumo de drogas, que já acontece há 15 anos, tem sido um caso de sucesso e de estudo a nível internacional.
Para o documentário, o realizador norte-americano esteve na Manifestação do 1º de Maio na Alameda Afonso Henriques, em Lisboa; falou com Arménio Carlos, líder da CGTP, e com alguns dirigentes comunistas; entrevistou um responsável do Instituto da Droga e da Toxicodependência e falou com agentes da PSP. Além disso, ainda provou a nossa gastronomia e ouviu fado.