CINE ESTREIA: "As Melusinas à Margem do Rio", de Melanie Pereira
![]()
Realização e Argumento: Melanie Pereira
Direcção Fotografia: Pedro Neves, Melanie Pereira
Banda Sonora e Misturas de Som: Maurício d'Orey
Produção: Red Desert
Sinopse: Nascidas no Luxemburgo de famílias imigrantes, cinco mulheres reflectem sobre países, identidades, fragmentos e sereias. Enquanto procura por entre montes e rios por Melusina, sereia mutante e lendária da Cidade do Luxemburgo, a realizadora conversa com quatro mulheres sobre as suas identidades incertas: o que é ser imigrante sem o ser e ser luxemburguesa sem o ser.
Uma viagem por memórias em tempos de chuva. Uma procura por identidades sempre fragmentadas. Uma tentativa incerta de reconciliações.
Prémios: Prémio Fernando Lopes para Melhor Primeira Obra Portuguesa, Prémio Escolas para Melhor Filme e Prémio HBO para Melhor Filme da Competição Portuguesa no DocLisboa 2023
Prémio de Melhor Documentário na Competição Nacional do Porto Femme - International Film Festival 2024

Melanie Pereira nasceu em 1996, no Luxemburgo, filha de pais portugueses. Em 2015, muda-se para o Porto para iniciar a licenciatura em Cinema e Audiovisual na Escola Superior Artística do Porto. É detentora do grau de mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior e é parte integrante da equipa do Festival Porto/Post/Doc. O seu trabalho como realizadora tem sido desenvolvido em torno das migrações portuguesas, sobretudo no contexto da imigração portuguesa para o Luxemburgo. "As Melusinas à Margem do Rio" é a sua primeira longa-metragem.
Filmografia:
As Melusinas à Margem do Rio (doc., 2025)
Lugares de Ausência (curta-metragem doc., 2021)
Memória Descritiva (curta-metragem doc., 2020)
Nos Jardins do Barrocal (curta-metragem doc., 2019)
Aos Meus Pais (curta-metragem doc., 2018)
