CINE ESTREIA: "As Fado Bicha", de Justine Lemahieu
![]()
Realização e Argumento: Justine Lemahieu
Imagem: Pedro Ivo Carvalho, Justine Lemahieu
Produção: Wonder Maria Filmes (Bruno Moraes Cabral)
Com: João Caçador, Lila Tiago
Sinopse: O documentário realizado por Justine Lemahieu regista momentos íntimos das Fado Bicha, desde os bastidores às performances arrebatadoras. Ao longo de vários anos, a realizadora seguiu o percurso da dupla de artistas que, através das suas canções, subverte e reinterpreta o fado tradicional. Dando corpo e voz a histórias e lutas LGBTQI+, as Fado Bicha fazem da música um espaço de resistência e de afirmação política.
Um filme que questiona a nossa relação com as aparências, as normas e as identidades e que se estreou na Grécia, no Festival Internacional de Documentários de Thessaloniki, tendo ainda sido seleccionado para festivais como o IndieLisboa e o Queer Porto.

Justine Lemahieu nasceu em França, em 1981. É uma realizadora franco-portuguesa, que vive e trabalha em Lisboa desde 2005, tendo tornado Portugal o seu país de adopção e o foco dos seus filmes. Os seus documentários dedicam especial atenção às questões sócio-económicas, às discriminações, às lutas e às formas quotidianas de resistência. A sua primeira longa-metragem documental, "Sousa Martins", estreou nos cinemas portugueses em 2019. Titular de um mestrado em Estudos Cinematográficos (Université de la Sorbonne Nouvelle, Paris) e de um mestrado em Antropologia e Culturas Visuais (Universidade Nova de Lisboa), trabalha também para várias produtoras em França e Portugal.
Filmografia:
As Fado Bicha (doc., 2025)
Sousa Martins (doc., 2019)
