CINE ESTREIA: "A Mãe é que Sabe", de Nuno Rocha
Realização: Nuno Rocha
Argumento: Roberto Pereira e Nuno Rocha
Produção: Ukbar Filmes
Local rodagens: Lisboa
Elenco: Maria João Abreu, Joana Pais de Brito, Filipa Areosa, Filipe Vargas, Adriano Carvalho, Manuel Cavaco, Carmo Saraiva, Dalila Carmo, Noémia Costa, João Maria Maneira, Manuela Maria, Ricardo Azevedo, Bruno Cabrerizo (Brasil), Catarina Rebelo, Carlos Santos, Beatriz Costa, Margarida Carpinteiro, Miguel Monteiro, Lara Braga, José Condessa, Bruno Ambrósio, Gonçalo Lello, Diogo Mesquita
Sinopse: A família de Ana Luísa reúne-se em casa para festejar o aniversário do pai. Enquanto os convidados se sentam à volta da mesa vão partilhando pequenas recordações sobre o passado, em que todas têm um denominador comum: a falecida Josefa, mãe de Ana Luísa. Ao ouvir as histórias, Ana Luísa apercebe-se do impacto que a sua falecida mãe teve sobre as suas escolhas de vida e imagina o que teria acontecido se tivesse seguido outros caminhos, tomado outras opções e dito o que ficou por dizer. Ao mesmo tempo, um evento astrofísico de origem desconhecida provoca a alteração do espaço-tempo, permitindo a algumas pessoas, um pouco por todo o mundo, acederem a universos paralelos. Ana Luísa é uma delas, e terá, assim, a oportunidade de alterar todo o seu passado. Só que para isso terá de abdicar de todo o seu presente…
Nuno Rocha nasceu no Porto, em 1977. Licenciou-se em Comunicação Audiovisual pelo Instituto Politécnico do Porto, em 2007. Ainda como estudante, escreveu e realizou a sua primeira curta-metragem "Berço de Pedra", alcançando prémios nacionais e internacionais. Muda-se para Lisboa no início de 2008, onde ingressou na publicidade. Em 2009, surge com uma nova curta-metragem intitulada "3×3" onde alcançou o grande prémio Zon Criatividade em Multimédia. Realizou mais duas curtas-metragens: "Momentos", para a LG Portugal, e "Vicky and Sam", uma produção em inglês. Com as suas curtas-metragens, recebeu mais de 50 prémios nacionais e internacionais. "A Mãe é que Sabe" é a sua primeira longa-metragem.
Filmografia:
A Mãe é que Sabe (2016)
Vicky and Sam (curta-metragem, 2010)
Momentos (curta-metragem, 2010)
3x3 (curta-metragem, 2009)
Berço de Pedra (curta-metragem, 2005)