CINE ESTREIA: "A Árvore", de André Gil Mata
Realização e Argumento: André Gil Mata
Direcção Fotografia: João Ribeiro
Produção: C.R.I.M. (Isabel Machado, Joana Ferreira)
Local filmagens: Bósnia-Herzegovina
Elenco (Bósnia): Petar Fradelic, Filip Zivanovic, Sanja Vrzic, Arna
Sinopse: Um homem, uma criança, duas guerras, um rio, uma árvore. Um homem e uma criança encontram-se debaixo de uma árvore num banco de rio, compartilhando a mesma memória e um segredo. Encontram no outro a serenidade, o silêncio e o tempo que perderam nas correntes de água do rio.
Prémio: Melhor Realizador para Longa-Metragem Portuguesa no IndieLisboa 2018
Melhor Filme de Ficção no Festival Lima Independiente 2018 (Peru)
O filme "A Árvore", do realizador português André Gil Mata, foi rodado na Bósnia-Herzegovina e conta com um elenco bósnio.
André Gil Mata nasceu em São João da Madeira, em 1978. Estudou Matemática e trabalhou em Fotografia e Teatro. De 2001 a 2008, foi curador no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira. Fundou o Laboratório de Fotografia e Cinema Átomo47 e a produtora de cinema Bando à Parte. Em 2010, foi seleccionado para o Berlinale Talent Campus no Festival de Berlim. "Arca d’Água", o seu primeiro filme como realizador, ganhou vários prémios e foi exibido em diversos festivais internacionais. "Casa", o seu segundo filme, estreou no IndieLisboa 2010. "O Coveiro" (2012), a sua terceira curta-metragem, ganhou o Mèlies d’Argent em 2013. "Cativeiro", a sua primeira longa-metragem documental venceu, entre outros, o DocAlliance Award (Cannes 2013). Terminou o Mestrado em Realização e Argumento na ESTC, em 2012, e o Doutoramento em Realização na film.factory (Sarajevo, Bósnia-Herzegovina), sob a orientação do cineasta húngaro Béla Tarr.
Filmografia:
A Árvore (2018)
Como me apaixonei por Eva Ras (2016)
O Coveiro (curta-metragem, 2012)
Cativeiro (doc., 2012)
Casa (curta-metragem, 2010)
Arca d'Água (curta-metragem, 2009)