Campanha de angariação de fundos para projecto audiovisual documental sobre Arouca
Projecto Audiovisual em Arouca é o trabalho final do mestrado de Adriana Melo que está a frequentar Fotografia e Cinema Documental na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Para angariar fundos para a realização do projecto, foi criada uma campanha que pode ser encontrada na plataforma Indiegogo, em https://www.indiegogo.com/projects/audiovisual-project-in-arouca .
Desenvolvido a partir de imagens de arquivo guardadas pelos arouquenses, este projecto pretende mostrar esta região (num contexto atemporal - no passado e no presente) enquanto, ao mesmo tempo, sublinha a importância da fotografia como documento. Ao refotografar imagens de arquivo amadoras (guardadas pelos arouquenses, que representam actividades do passado que ainda se praticam no presente), pretende-se sublinhar o facto da tradição ser preservada em Arouca ao longo dos anos, fazendo como que um elogio a esta forma de manter a memória viva. As imagens antigas (quase esquecidas) são trazidas de volta à vida, revalorizadas num novo contexto. A memória oral e a tradição são também incorporadas no projecto através do som, que cria uma "visão" das imagens.
Como contraponto, surge o vazio e o esquecimento, como uma consequência da falta de preservação de um passado quase esquecido. As ruínas das antigas minas de volfrâmio funcionam como um aviso para o futuro, relembrando como o passado pode ser esquecido.
Na instalação final, pretende-se criar uma "experiência do lugar", de forma a que se sinta o espírito de Arouca, como se uma amostra da alma do concelho estivesse presente na instalação. O objectivo deste projecto é alertar para o papel da fotografia na memória local e promover a sua preservação e cuidado.
Foi também criado um blogue para este projecto, em http://memoriasdearouca.wordpress.com/ .