Belmiro de Azevedo (1938 - 2017)
Faleceu esta quarta-feira, aos 79 anos, o empresário Belmiro de Azevedo, um dos homens mais ricos do País.
Belmiro de Azevedo nasceu a 17 de Fevereiro de 1938, em Tuías, no concelho de Marco de Canaveses. Era o mais velho dos oito filhos de um carpinteiro e agricultor e de uma costureira. Licenciou-se em Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Em 1975, obteve um diploma de especialização em Gestão de Empresas na Universidade de Harvard, e, em 1985, diplomou-se no Financial Management Program da Universidade de Stanford, ambas nos EUA.
Era ainda estudante quando entrou para a Efanor (Empresa Fabril do Norte) e, mais tarde, entra para a Sonae (Sociedade Nacional de Estratificados), cujo controlo viria a assumir em 1974. A Sonae e Belmiro de Azevedo passam a estar indelevelmente ligados, pois foi com o empresário que o grupo se começou a estender para diversas actividades, como os hipermercados (Modelo e Continente), a comunicação social (jornal Público), as telecomunicações (Optimus/NOS), o retalho especializado (Bonjour, Vobis, Worten, Sportzone).
Em 1991, criou a Fundação Belmiro de Azevedo, dedicada ao mecenato nas áreas da Educação, Artes, Cultura e Solidariedade.
Líder histórico da Sonae, em 2015 resolve afastar-se e deixou o cargo de chairmain do grupo empresarial ao seu filho, Paulo Azevedo, eleito numa assembleia-geral de accionistas.
Belmiro de Azevedo, um dos maiores empresários portugueses, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito Civil de Espanha (1999), com o grau de Comendador da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul do Brasil (2000) e com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2006).
Foi sucessivamente considerado um dos homens mais ricos do mundo. Actualmente, segundo a revista Forbes, era o 3º mais rico de Portugal.