Artur Garcia (1937 - 2021)
Faleceu ontem, aos 83 anos, o cantor Artur Garcia, na véspera de completar mais um aniversário.
Artur Garcia nasceu a 15 de Abril de 1937, em Lisboa. Começou a cantar com apenas 14 anos em bailes e festas e, mais tarde, já a trabalhar nos Armazéns Grandella, foi desafiado por alguns colegas a prestar provas na Emissora Nacional. Passou nas provas e, em 1955, começou a frequentar o Centro de Preparação de Artistas da Emissora Nacional, onde se estreou ao lado de grandes nomes como Maria de Fátima Bravo, Isabel Wolmar ou Simone de Oliveira. Em 1960, ingressa nos quadros da Emissora Nacional e dá início a uma carreira que o leva a participar em vários Festivais da Canção e em diversas peças de teatro de revista e a gravar cerca de 250 discos.
Nos anos 60 e 70, Artur Garcia era um dos maiores nomes da música ligeira portuguesa. O tema "Porta Secreta" foi um dos seus maiores sucessos, mas houve muitos outros, como "Casaca Azul e Ouro", "Como o Tempo Passa" ou "Amor". Foi eleito "Rei da Rádio" em 1967, 1968 e 1969, ano em que também lhe foi atribuído o título de "Príncipe do Espectáculo".
Após o 25 de Abril de 1974, Artur Garcia diminui a sua actividade musical e passa a ser proprietário de uma loja de discos, mas, em 1977, realiza uma digressão, ao lado de Amália Rodrigues, pelos Estados Unidos e Canadá. Artur Garcia alcançou um grande êxito em Espanha e no Brasil e fez várias digressões em África, nas antigas colónias portuguesas.
Em 2005, celebrou os 50 anos de carreira com um espectáculo no Fórum Lisboa. Em 2007, recebeu a Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata, da Câmara Municipal de Lisboa.