APOSTAS 2014 - Rita Nabeiro(empreendedorismo)
(a escolha de Sandra Correia, fundadora e CEO da Pelcor)
Aos 33 anos, Rita Nabeiro sabe que transporta no nome a responsabilidade de ser neta de um grande empreendedor - o comendador Rui Nabeiro, fundador dos cafés Delta - e é a essa herança que a jovem directora-geral da Adega Mayor vai buscar inspiração. Seja para criar um novo vinho (acabou de lançar o tinto Vitorino Salomé 2011), para liderar uma equipa de 42 pessoas ou para desenvolver uma nova ideia. «Ir trabalhar com a família foi natural. Em 2005 começava a desenvolver-se o projecto da Adega Mayor e eu, que já tinha terminado a formação em Design de Comunicação e estava a trabalhar numa agência de publicidade, fui desenhar a marca. Na verdade, aconteceu tudo muito naturalmente.»
Nesse primeiro trabalho, Rita procurou distanciar-se da envolvente familiar e tentou agir como se estivesse a prestar um serviço a um cliente. Tinha a vantagem de conhecer bem o grupo empresarial mas, reconhece, sentiu um certo conflito de interesses. Basta dizer que fez a apresentação do projecto em Campo Maior, diante dos olhares atentos do avô, do pai e do director de marketing da Delta. O certo é que, após alguns ajustamentos, o plano foi aprovado e a Adega Mayor estava lançada (foi em 2006, mas o edifício desenhado por Siza Vieira só foi inaugurado no ano seguinte).
Entretanto, o trabalho de Rita Nabeiro prosseguiu no marketing e no departamento de comunicação da Delta mas, a cada dia que passava, crescia o envolvimento no projecto da Adega Mayor e nos vinhos. «A dada altura foi inevitável escolher. O vinho 7 (Sete) foi a primeira edição especial da Adega Mayor e marca o ponto da transição. Foi nesse momento que deixei de ser a designer e de fazer tudo um pouco para me focar na estratégia.»
Rita acredita que fez a escolha certa. A empresa e o negócio cresceram (três milhões de euros de facturação e uma produção de 650 mil garrafas), as uvas de Campo Maior andam na boca do mundo (o vinho é exportado para EUA, Canadá, Luxemburgo, França, Suíça, Reino Unido, Alemanha, Angola, Cabo Verde e China e recebeu dezenas de prémios nacionais e internacionais) e cada colheita reserva uma surpresa. A próxima será mais uma edição especial em 2014. E outras se sucederão, confia Sandra Correia, a mentora da Pelcor. «Ser empreendedor é isto. É sonhar e concretizar. É de pessoas como a Rita que Portugal e o mundo precisam.»
(retirado do artigo "14 Apostas para 2014" publicado na edição nº 1127 da revista Notícias Magazine)

