António Guterres eleito Secretário-Geral da ONU
António Guterres acaba de ser aclamado Secretário-Geral das Nações Unidas. O Conselho de Segurança decidiu por unanimidade propor à Assembleia Geral a nomeação do português para liderar a Organização das Nações Unidas (ONU). O nome de António Guterres foi aprovado esta quinta-feira, em Nova Iorque, pelos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU.
António Manuel de Oliveira Guterres nasceu a 30 de Abril de 1949, em Lisboa. Licenciado em Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, entrou na vida política em 1973, ao aderir ao Partido Socialista no ano da sua fundação. Foi Primeiro-Ministro de Portugal entre 1995 e 2002. Em 2005, foi nomeado para Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, cargo que ocupou até 2015. Agora, António Guterres é eleito, por unanimidade, Secretário-Geral da ONU, cargo que irá assumir oficialmente a partir de 1 de Janeiro de 2017.
Desde o início do processo de eleição para Secretário-Geral da ONU que o português é o favorito. Nas seis votações realizadas, António Guterres foi sempre o candidato com mais votos favoráveis. Na sexta e última votação, realizada esta quarta-feira, o português recebeu 13 votos de encorajamento, duas abstenções e nenhum veto.
O português António Guterres é o nono Secretário-Geral das Nações Unidas. Esta tarde, por volta das 17h00, António Guterres fará, a partir de Lisboa, o primeiro discurso depois de ter sido eleito Secretário-Geral das Nações Unidas.