ALTA DEFINIÇÃO ESPECIAL - Henrique Cymerman em Auschwitz (SIC/ sábado, 5 - 14h00)
Depois de uma pausa em Agosto, o "Alta Definição" regressa este sábado, 5 de Setembro, naquela que será a emissão número 300. Para assinalar a data, será apresentado um documento poderoso, que resulta de uma viagem emocionante de Henrique Cymerman a Auschwitz, na Polónia, num momento em que se assinalam 70 anos sobre o final da Segunda Guerra Mundial.
Um dos mais reputados jornalistas do mundo, correspondente da SIC em Israel, visitou pela primeira vez na vida os vários complexos do campo de concentração, onde morreram cerca de 1 milhão e meio de pessoas. Uma viagem ao passado, que começa em Cracóvia, onde, a partir de 1941, existiu um dos guetos para onde foram remetidos milhares de judeus, passa também pela fábrica de Oskar Schindler, onde hoje existe um museu e cuja história foi contada em filme por Steven Spielberg e termina na sala do livro de homenagem aos mortos no Holocausto, no complexo número 1 de Auschwitz, onde, num momento inesperado registado pelo "Alta Definição", Henrique Cymerman descobre os nomes dos bisavós.
Henrique Cymerman nasceu em 1959, no Porto, filho de pai português e mãe espanhola e neto de um judeu polaco que, devido ao Holocausto, veio para Portugal. Com 16 anos foi para Israel, onde continua a viver, e é o correspondente da SIC e de outros meios de comunicação internacionais no Médio Oriente.
Uma emissão especial do "Alta Definição", programa conduzido por Daniel Oliveira, que, em Setembro, cumpre 6 anos de existência.