Alfredo Quintana (1988 - 2021)
Faleceu hoje, aos 32 anos, Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do Futebol Clube do Porto e da Selecção Nacional. Tinha sofrido uma paragem cardiorrespiratória na passada segunda-feira, antes de iniciar o treino no clube.
Alfredo Quintana nasceu a 20 de Março de 1988, em Havana, capital de Cuba, país onde começou a jogar andebol. Depois de ter jogado pela selecção cubana no Mundial 2009 e no Campeonato Pan-Americano 2010, veio para Portugal em 2011 para representar o Futebol Clube do Porto, clube ao serviço do qual venceu seis Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e duas Supertaças. Em 2014, o clube distinguiu-o com o Dragão de Ouro de Atleta de Alta Competição.
Foi também em 2014 que Alfredo Quintana se naturalizou português e passou a defender as cores da equipa nacional. Membro importante de uma geração de ouro do andebol nacional, Alfredo Quintana marcou presença nas duas melhores classificações de sempre do andebol português: o 6º lugar no Europeu 2020 e o 10º lugar no Mundial 2021, disputado no passado mês de Janeiro.
Ao serviço do FC Porto e da Selecção Nacional, Alfredo Quintana tornou-se um dos melhores guarda-redes de andebol do mundo. Com o seu desaparecimento, o andebol português perde uma das suas maiores figuras!