Actriz portuguesa brilha no Festival de Cinema de Sundance
Este domingo, terminou mais uma edição do Festival de Cinema de Sundance, nos Estados Unidos da América, e uma das maiores revelações foi uma actriz portuguesa: Kika Magalhães.
Kika Magalhães impressionou a crítica de cinema norte-americana com o seu papel de protagonista no filme "The Eyes of My Mother", que estreou no festival no passado dia 22 de Janeiro. O filme, realizado por Nick Pesce, , concorria na categoria "Next" e conta a história de uma mulher que cresce sozinha depois do desaparecimento trágico da sua família. Kika Magalhães interpreta uma portuguesa que, tal como a actriz, se chama Francisca. O filme é falado em inglês e português e tem várias referências portuguesas, como a personagem a comer arroz de cabidela ou a banda sonora com fados de Amália Rodrigues.
Sobre a interpretação da actriz portuguesa, escreveu a revista Rolling Stone: "Kika Magalhães carrega o filme inteiro nos seus magros ombros, com a intransigente actriz portuguesa negando empatia ou explicações fáceis para o mal sem limites que a sua personagem apresenta", acrescentando ainda que "talvez a única coisa mais assustadora do que esta performance é a ideia de que não veremos Magalhães noutro pojecto muito em breve". Para a revista Variety, "o festival ajudou a lançar mais uma carreira". Entre outras críticas muito positivas em relação ao desempenho da actriz portuguesa, a revista Esquire e o site especializado Indiewire elegeram Kika Magalhães como uma das revelações deste festival.
Kika Magalhães tem 30 anos e é natural de Vila Nova de Famalicão. Em Portugal, foi figurante e teve pequenos papéis em séries como "Morangos com Açúcar" e "Diário de Sofia". Depois de viver em Londres e Barcelona, mudou-se para Nova Iorque, em 2012, para estudar representação na escola de teatro Neighborhood Playhouse. A aguardar estreia, estão dois dos projectos mais recentes em que entrou: o filme de ficção científica "City of Gold", realizado por Gus Van Sant, e onde a actriz portuguesa também é a protagonista; e o filme "Tapestry", onde interpreta a mulher do personagem de Stephen Baldwin.