Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

alma-lusa

alma-lusa

26
Mai23

NOVO ÁLBUM: "V.H.S. Vol.1" - Fernando Daniel

Fernando Daniel - 1

 

Fernando Daniel apresenta o seu terceiro álbum, "V.H.S. Vol. 1". Com uma inspiração retro, estética e musical, o disco leva-nos à melodia incontornável de "Casa", o mais recente single, que tira partido de todo o poder da voz de Fernando Daniel. Mas também ao festivo "Dona da Razão", que mostra uma faceta mais alegre, bem como aos dois singles já conhecidos, "Prometo" e "Metade", um dueto com Beatriz Rosário. Além destes, canções como "Erros", "Outra Vez", "Nós os Dois" e "Início, Meio e Fim" são futuros clássicos que certamente serão cantados a plenos pulmões nas duas grandes celebrações que vão acontecer em 2023 nas maiores arenas do país: Fernando Daniel apresenta-se a 14 de Outubro na Altice Arena, em Lisboa, e a 11 de Novembro na Super Bock Arena, no Porto.

 

"V.H.S. Vol.1" sucede a "Salto", editado em 2018, e "Presente", editado em 2020, que escalaram para o #1 do top de vendas e acumulam mais de 420 milhões de streams nas plataformas digitais. "Prometo" e "Metade" acumulam mais de 2 milhões de streams nas plataformas e entraram directamente para as tendências do YouTube. Em 2023, Fernando Daniel continua a ser um dos artistas nacionais mais tocados nas rádios portuguesas, o que o confirmam como um dos mais importantes e incontornáveis artistas da música pop portuguesa contemporânea.

 

 

  

26
Mai23

LETRAS LUSAS: "A Templária", de Maria João Fialho Gouveia

imagem

 

 

Editora: Bertrand

 

Sinopse: «Com o andar dos dias, o desejo que ele e ela tentavam recalcar reemergiu. E, desta feita, já sem aquela sombra penalizante do pecado mortal…»


Reino de Portugal, 1296. Esta é a história de Policena da casa de Eiravedra, uma jovem que nasce em Tomar, a cidade templária, e que, com a morte de sua mãe, cresce num lar apenas de homens. Assim o pai a educa, como se fosse um dos outros três filhos, assim a petiza aprende as letras, o manejo das armas e a religião.


Policena, que tem o desejo, vedado às mulheres de então, de poder estudar, admira o ideal de cavaleiro e acalenta o sonho de vir a ser templária. Sonhos impossíveis, por ser mulher? Não! Ocultando os traços femininos, ruma ao castelo templário, onde estuda e se faz adulta. Mais tarde, ser-lhe-á atribuído um companheiro de armas, de cognome Lourenço. Corpos e almas serão agitados por sensações e sentimentos até então desconhecidos... ambos se apaixonam e vivem um amor proibido. Mas vêem-se descobertos.


Em fuga para o Minho e com destino à Galiza, ela dará por si debaixo do olhar de el-rei Dom Dinis, o rei poeta. E ao coração de Policena chegam novas canções, que a deixarão indecisa sobre a quem o entregar. Contudo, nestes tempos idos como nos dias de hoje, por mais que o tempo passe um coração não esquece.


De mão dada com a História, e mergulhando fundo naquela que foi a ordem mais célebre e misteriosa de sempre, Maria João Fialho Gouveia oferece aos seus leitores um romance arrebatador sobre uma mulher que ousou ser dona do seu destino. Sob o signo da cruz e da paixão.

 

maria joão fialho gouveia.jpg

 

Maria João Fialho Gouveia é filha dos anos 60 e do Estoril. Cursou Comunicação Social, Línguas e agora História. Jornalista há quase 40 anos, passou pelas várias áreas da imprensa. Hoje abraça a literatura, definindo a aventura da escrita como uma doce e viciante solidão que lhe completa a alma. Mulher de causas, mantém ainda afincada a militância pelos direitos humanos e dos animais. Tem dez livros publicados: Fialho Gouveia – Biografia sentimentalDona Francisca de Bragança – A princesa boémiaAs Lágrimas da PrincesaInês, Sob os Céus do EstorilMaria da Fonte – Rainha do povoOs Távoras – Entre a virtude e o pecadoDona Filipa e Dom João I – Unidos pelo reino e pelo amorO Primeiro Amor de Dom Carlos e, agora, A Templária.

26
Mai23

ESTREIA TV: Rabo de Peixe (Netflix - disponível a partir 26 Maio)

Rabo de Peixe: Trailer, Poster e Estreia em Portugal

 

Realização: Augusto Fraga, Patrícia Sequeira

Argumento: Augusto Fraga, Hugo Gonçalves, João Tordo, Marcos Castiel, André Szankowski

Direcção Fotografia: André Szankowski

Música: Pedro Marques

Produção: Ukbar Filmes

Locais Filmagens: São Miguel (Açores), Lisboa, Carcavelos (Cascais), Charneca da Caparica (Almada), Beja

 

Elenco: José Condessa, Rodrigo Tomás, Helena Caldeira, André Leitão, Albano Jerónimo, Kelly Bailey, Maria João Bastos, Pêpê Rapazote, Afonso Pimentel, Francesco Acquaroli (Itália), Adriano Carvalho, Marcantónio Del Carlo, Dinarte de Freitas, Salvador Martinha, João Pedro Vaz, Luísa Cruz, Luís Henrique Matos, David Medeiros, Rafael Morais, Keven Santos, Tomás Furtado de Melo, Ana Lopes, Frederico Amaral, Daniela Ruah, Miguel Damião, Maria João Falcão, Benedita Pereira, Marco Paiva, Pedro Lacerda, Ana Padrão, Filippo Fiumani (Itália), Biagio Volandri Verdolini (Itália), Diogo Figueiredo, Ana Bustorff, Soren Hellerup (Dinamarca), Raquel Rocha Vieira, Dinarte Branco, Zeca Medeiros, João Cabral, Sofia Espírito Santo, Luís Filipe Borges, Diana Sá, Carolina Frias, Romeu Bairos, Francisco Afonso Lopes, Rodrigo Oliveira, Fausto Romano (Itália), Fernando Silva, Lourenço Melo, Mário Roberto, Filipe Cabral, Eduardo Soares, Hélder Medeiros, Filomena Ferreira, André Soares, Soraia Gonçalves, Nelson Cabral, Mónica Cabral, Stephen Thornton (EUA), Eric Newnham (EUA), Tomás Silva Sousa, Nuno Branco, Dmitry Bogomolov, Diva O'Branco, Margarida Caldeira, Luisinha Guanilho

 

Sinopse: Nada acontece na pequena localidade açoriana de Rabo de Peixe até que uma tonelada de cocaína chega à costa, mudando por completo a vida dos seus habitantes. Eduardo (José Condessa), um jovem pescador, e os seus melhores amigos improvisam um negócio com o que chega do Oceano Atlântico. Mas, uma tonelada de cocaína não passa despercebida e os nossos protagonistas irão enfrentar os donos desta droga, a polícia e uma série de personagens imprevisíveis numa aventura perigosa e sem retorno.

 

"Rabo de Peixe", a segunda série original portuguesa da Netflix, estreia esta sexta-feira na plataforma de streaming. A série é livremente inspirada em eventos reais ocorridos em 2001, quando uma embarcação que transportaria meia tonelada de cocaína naufragou ao largo dos Açores. O acidente desencadeou uma caça à droga na vila de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel.

 

 

 

augusto fraga 2.jpg

 

Augusto Fraga nasceu em Vila Franca do Campo, ilha de São Miguel, nos Açores, no meio do Atlântico. Realizador e argumentista, estudou em Braga, Barcelona e Nova Iorque. Depois de trabalhar em Barcelona e Nova Iorque, decidiu viver em Lisboa. Representado mundialmente por algumas das maiores produtoras internacionais, é membro da Directors Guild of America e do Clube de Criativos de Portugal. Com uma vasta experiência na realização de spots publicitários e videoclipes em todo o mundo, é colaborador habitual de grandes marcas internacionais. Na área da ficção, realizou três curtas-metragens. "Rabo de Peixe" é a sua primeira série de televisão.

 

Argumentos Televisão:

Rabo de Peixe (série, Netflix; 2023)

 

26
Mai23

TV: North Festival (RTP1 - 23h40)

 

A RTP é a televisão oficial do North Festival, o festival urbano e ecléctico que se realiza na Alfândega do Porto entre os dias 26 a 28 de Maio. A RTP1 irá transmitir alguns dos concertos.

Transmissão Concertos: 

sexta, 26: Jáfumega, The Legendary Tigerman, Trabalhadores do Comércio (a partir das 23h40)

sábado, 27: Ivete Sangalo (Brasil), Nininho Vaz Maia (a partir da meia-noite)

domingo, 28: Pedro Abrunhosa, Tiago Nacarato, The Black Mamba (a partir da meia-noite)

 

 

25
Mai23

CINE ESTREIA: "A Morte de uma Cidade", de João Rosas

 

Realização, Argumento e Imagem: João Rosas

Produção: Terratreme Filmes

 

Com: Armando Correia, Aliou Ba, Amâncio Espírito Santo, José Rosa, Henrique João, Ussumane Darame, Mohamadu Saliu Bah, Carlos Marques, Paulo Vicente Vaz, Mamasamba, Armando Melo, Mamadu Banjai, Jorge Silva, Armando Balanta, Mário Jaura, Alcides Vieira, Ran Murti

 

Sinopse: No coração do Bairro Alto, mesmo no centro de Lisboa, o edifício de uma antiga tipografia é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo. Vendo isto como uma imagem perfeita da morte de uma certa Lisboa no rescaldo da crise financeira e do crescimento imobiliário e turístico exponencial que se lhe seguiu, o realizador filma um diário urbano que retrata o quotidiano do estaleiro de obras e os que aí trabalham. O que começa por ser um filme centrado no trabalho acaba por ser a história da relação do realizador com a sua terra natal e com as pessoas que a construíram.

 

 

Realizadores » Agência

 

João Rosas nasceu em Lisboa, em 1981. Estudou Ciências da Comunicação e Cinema, em Lisboa e Bolonha (Itália). Fez o MA Film Making, na London Film School, como bolseiro da Fundação Gulbenkian. É autor de três livros de contos. Depois de ter trabalhado regularmente em cinema, nas áreas de montagem e imagem em longas-metragens, documentários e curtas, foi, entre 2013 e 2016, bolseiro no projecto de investigação Works: o trabalho no ecrã, sobre as representações do trabalho no cinema português, que cruza uma análise de filmes de arquivo com uma abordagem das ciências sociais. Os seus filmes estiveram presentes em festivais nacionais e internacionais, sendo que a sua curta-metragem Maria do Mar venceu o Prémio de Melhor Filme no Curtas de Vila do Conde'15 e de Melhor Curta Internacional no Olhar de Cinema 2016.

 

Filmografia: 

A Morte de uma Cidade (doc., 2023)

Catavento (curta-metragem, 2020)

Maria do Mar (curta-metragem, 2015)

Entrecampos (curta-metragem, 2013)

25
Mai23

CINEMAX CURTAS - Torres/ Terceiro Turno (RTP2 - 23h45)

Nenhuma descrição de foto disponível.
 
 
O programa de hoje continua com o foco nos realizadores portugueses presentes no programa Factory, da Quinzaine des Cinéastes, do Festival de Cannes.
 
 
O Cinemax Curtas exibe, em estreia, a curta-metragem "Torres", de André Guiomar. Na transição entre a adolescência e a idade adulta, a identidade modela-se às vontades. No tempo em que a sociedade cresce em altura, a terra é difícil de pisar.
 
 

 

 

Em "Terceiro Turno", de Mário Macedo, numa pequena vila no norte de Portugal, Agostinho suporta a prisão da sua rotina. Um dia, sofre uma estranha convulsão saindo da fábrica onde trabalha no turno da noite. Incapaz de explicar o motivo da sua condição, volta para casa, para a sua namorada, para os seus amigos. Subjugando os seus sonhos e as suas preocupações, Agostinho aguarda que a noite chegue e, com ela, outro turno.

 

24
Mai23

BD LUSA: "Crónicas de Lisboa", de Ferreira Fernandes e Nuno Saraiva

Crónicas de Lisboa - 1

 

 

Editora: Edições ASA

Texto: Ferreira Fernandes

Ilustração: Nuno Saraiva 

 

Sinopse: Ferreira Fernandes e Nuno Saraiva, jornalista e desenhador desta série de BD, uma espécie de almas gémeas no método, mas sobretudo no gosto pela cidade de Lisboa, pelas histórias da cidade, e na vontade de contá-las.

Foi isso que os juntou, em 2020, em plena pandemia.

Começaram com o Benfica, numa daquelas tramas que o Ferreira Fernandes andava a contar a toda a gente, surpreendendo mesmo quem achava que conhecia Lisboa. E foram por aí fora, com a Júlia Florista, o Carlos do Carmo, a Madame Brouillard, a Caparica, o Santo António.

 

Ferreira Fernandes | Jornalista | PÚBLICO

 

Ferreira Fernandes nasceu em Luanda, capital de Angola, em 1948. É um dos mais reputados jornalistas portugueses, tendo colaborado com o Público, o Diário Popular, a Visão e a Sábado, entre outras publicações. Recebeu diversos prémios de reportagem, entre os quais o Prémio Bordalo — Jornalista do Ano (Casa da Imprensa) e o prémio Jornalista do Ano (Clube de Jornalistas do Porto). Assina actualmente uma crónica no Diário de Notícias.

 

Nuno Saraiva - Pato Lógico

 

Nuno Saraiva nasceu em 1969, em Lisboa. Colaborou como ilustrador editorial com praticamente toda a imprensa portuguesa, com especial destaque para o Expresso, o Observador, o Público e a Time Out. Está publicado pela Esfera dos Livros, com a versão grega da Patakis Publications, pela Abysmo e pela Bertrand. É professor de Banda Desenhada e de Cartoon Político no Ar.Co e desenhou várias Festas de Lisboa, que animaram arraiais desde 2014. Participa na colecção Sardinha by Bordallo (Fábrica de Faiança Bordallo Pinheiro) com a sua Sardinha do Golaço, comemorativa do feito campeão da nossa Selecção no Euro 2016. O seu livro Tudo isto é Fado! (Museu do Fado) foi galardoado com o prémio Melhor Livro de BD 2016 (FIBDA). É ainda o ilustrador não-oficial de vários murais de Lisboa.

24
Mai23

NOVO ÁLBUM: "Subespécie" - AMAURA

Subespécie de AMAURA en Amazon Music Unlimited

 

"Subespécie" é o segundo álbum de AMAURA, nome artístico de Maura Magarinhos, natural de Lisboa. Depois de vários anos a dar a sua voz a projectos de outros músicos, a cantora lisboeta lançou-se a solo, em 2019, com "EmContraste". A sua música é uma mescla de diversos estilos, como o soul, o R'n'B ou o hip hop. "Subespécie" é composto por 14 temas e conta com dois convidados: Capicua e TNT. 

 

 

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2011
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2010
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub