Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

alma-lusa

alma-lusa

14
Ago18

LETRAS LUSAS: "A Gargalhada de Augusto Reis", de Jacinto Lucas Pires

A gargalhada de Augusto Reis

 

Editora: Porto Editora

 

Sinopse: Dois tempos. Duas realidades. Duas vidas distintas. De um lado, o poeta Augusto Reis, administrador de um banco e reputado académico com ligações indistintas ao regime de Salazar, que vê a sua vida ruir com o 25 de Abril. Do outro, Djalma dos Santos, um jovem de um bairro da Amadora que, em pequeno, encontrou um poema de Augusto Reis e o guardou como tesouro, como mantra. A unir os dois tempos, Sofia Bessa, realizadora cujo último filme foi arrasado pela crítica e que, a medo, aceita o desafio para um novo documentário. A unir os dois homens, a poesia.

Alternando passado e presente, "A Gargalhada de Augusto Reis" é, em última instância, um romance sobre o mistério mais simples e o mais fugaz: a alegria.

 

Resultado de imagem para jacinto lucas pires

 

Jacinto Lucas Pires nasceu no Porto, em 1974, e vive em Lisboa. Publicou vários romances (Do Sol, Perfeitos Milagres, O Verdadeiro Actor – galardoado com o Grande Prémio de Literatura DST 2013), livros de contos (Assobiar em Público, Grosso Modo), de não ficção, entre os quais Livro Usado, e uma colecção infantil, em co-autoria com a ilustradora Sara Amado. Em 2008, foi-lhe atribuído, pela Universidade de Bari/ IC, o Prémio Europa – David Mourão-Ferreira. Escreve peças de teatro para diferentes grupos e encenadores e realizou três curtas e uma longa-metragem, Triplo A (2017). Colabora como comentador na Rádio Renascença e escreve uma crónica benfiquista no jornal O Jogo. Faz parte, com Tomás Cunha Ferreira, da banda Os Quais.

 

14
Ago18

LIGA CAMPEÕES: Fenerbahçe x Benfica (Sport TV1 - 19h00)

Foto de SPORT TV.

 

Depois de vencer por 1-0 no jogo da primeira mão, o Sport Lisboa e Benfica vai à Turquia disputar a segunda mão da 3ª pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, frente ao Fenerbahçe.

 

O jogo Fenerbahçe x Benfica disputa-se no Estádio Sukru Saraçoglu, em Istambul, tem início às 19h00 e será transmitido pela Sport TV1.

 

13
Ago18

Filipe Mendes "Phil Mendrix" (1947 - 2018)

Resultado de imagem para PHIL MENDRIX

 

Faleceu esta segunda-feira, aos 70 anos, o guitarrista Phil Mendrix.

 

Filipe Mendes nasceu em Lisboa, a 10 de Novembro de 1947. Com dois anos, muda-se com a família para Moçambique e só regressa a Portugal nos anos 60. Em 1965, foi um dos fundadores dos Chinchilas, um dos mais populares grupos portugueses de Ié-Ié. Depois de lançarem alguns discos, o grupo chegou ao fim quando Filipe Mendes teve de cumprir o serviço militar obrigatório. Em 1967, tirou um curso de guitarra no Chicago School of Music e, em 1969, lançou um single a solo.

 

Em 1970, os Chinchilas voltam a juntar-se e, em 1971, participam no primeiro Festival de Vilar de Mouros. Nas décadas de 70 e 80, integra bandas como Grupo 5, Heavy Band, Psico e Roxigénio, entre outras. De 1982 a 1992, viveu no Brasil, onde continuou na área da música. Mais tarde, já de regresso a Portugal, deu aulas de guitarra, fez parte dos Irmãos Catita e Ena Pá 2000 e é nesta altura que surge o personagem Phil Mendrix, tendo mais tarde formado a Phil Mendrix Band. Nos últimos anos, também tocou com Os Charruas.

 

Phil Mendrix, conhecido como o Jimi Hendrix português, foi um dos maiores nomes do rock nacional.

 

13
Ago18

Nelson Évora sagra-se Campeão Europeu de Triplo Salto

Resultado de imagem para nelson evora

 

Nelson Évora sagrou-se, este domingo, campeão europeu de triplo salto, nos Campeonatos Europeus de Atletismo, em Berlim. No quinto ensaio, o português saltou 17, 10 metros e alcançou o ouro, ficando à frente do azeri Alexis Copello (16,93m) e do grego Dimitrios Tsiámis (16,78m).

 

Esta era a medalha que faltava a Nelson Évora, depois de ter sido campeão do mundo (2007), campeão olímpico (2008), campeão europeu em pista coberta (2015 e 2017), a que junta agora o título de campeão europeu de triplo salto ao ar livre.

 

Filho de pai cabo-verdiano e mãe costa-marfinense, Nelson Évora nasceu em Abidjan, capital da Costa do Marfim. Aos 5 anos, veio para Portugal, tendo crescido em Odivelas. Com 34 anos, Nelson Évora continua a competir ao mais alto nível e a conquistar títulos, sendo um dos maiores atletas portugueses de sempre.

 

Os Campeonatos Europeus decorreram de 2 a 12 de Agosto, em duas cidades: Glasgow (ciclismo, desportos aquáticos, remo, triatlo, golfe e ginástica) e Berlim (atletismo). Nas provas de atletismo, Portugal conquistou duas medalhas de ouro (Nelson Évora no triplo salto e Inês Henriques nos 50km marcha) e, nas provas de ciclismo de pista, conquistou duas medalhas de prata (para os gémeos Ivo e Rui Oliveira nas provas de perseguição individual e eliminação, respectivamente). 

 

13
Ago18

VISITA GUIADA - Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento)

O Museu Nacional Ferroviário está implantado numa área de cinco hectares na cidade do Entroncamento. A escala do museu é correspondente à sua colecção: para lá das centenas de objectos ligados à actividade ferroviária, dezenas de locomotivas e carruagens fora de circulação contam a história do Caminho-de-Ferro em Portugal. O primeiro troço ferroviário foi inaugurado há 160 anos e, daí para cá, a evolução tecnológica dos comboios e a organização do trabalho neste sector foram fontes de conhecimento e desenvolvimento no país. Da luxuosa carruagem da Rainha D. Maria Pia à locomotiva a vapor com que brincavam os príncipes, passando pelas primeiras locomotivas eléctricas da Linha do Estoril, eis uma Visita emocionante, guiada pela historiadora Ana Cardoso Matos.

 

 

13
Ago18

TV: Campeonatos Europeus Paralímpicos 2018 (RTP2 - 13 a 26 Agosto)

 

A RTP2 irá acompanhar os melhores momentos dos Campeonatos Europeus Paralímpicos 2018 das modalidades de Natação e Atletismo, com um resumo diário durante os dias de prova. Entre 13 e 26 de Agosto, poderá seguir os momentos que marcaram o dia e os protagonistas da competição, ao final da noite, na RTP2.

 

Os Campeonatos Europeus Paralímpicos de Natação decorrem de 13 a 19 de Agosto, em Dublin, na Irlanda, onde a Selecção Nacional pretende levar ao pódio os 10 atletas participantes. A modalidade de Atletismo será representada por 23 atletas nacionais que, entre 20 e 26 de Agosto, disputam os melhores lugares em Berlim, na Alemanha.

13
Ago18

REPORTAGEM - Parte da Fita (RTP1 - 21h00)

Parte da Fita

 

Antes do arranque dos campeonatos profissionais, e como qualquer outra equipa, também os árbitros fizeram a sua preparação para uma nova temporada. Num registo inédito, uma equipa de reportagem da Federação Portuguesa de Futebol acompanhou os bastidores do primeiro encontro da época entre árbitros e assistentes de 1ª categoria e vídeo-árbitro (VAR), realizado em Tomar entre 25 e 29 de Julho.

13
Ago18

TV: Peregrinação Internacional do Migrante (RTP1 - 10h00)

Peregrinação Internacional do Migrante

 

Transmissão, em directo do Santuário de Fátima, da Missa, Bênção dos Doentes e Procissão do Adeus. Estas cerimónias estão integradas na Peregrinação Internacional do Migrante 2018.

 

A Peregrinação Internacional do Migrante 2018 realiza-se a 12 e 13 de Agosto e é presidida pelo cardeal D. Arlindo Gomes Furtado, bispo de Santiago, em Cabo Verde. Insere-se nesta celebração, que assinala a 4ª Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, a Peregrinação do Migrante e do Refugiado, que marca o arranque da Semana Nacional das Migrações. Esta é uma ocasião em que, anualmente, se juntam na Cova da Iria milhares de migrantes de várias partes do mundo, muitos deles vindos das diversas comunidades portuguesas nos cinco continentes.

 

11
Ago18

CINE TV: 7 Pecados Rurais (RTP1/ domingo, 12 - 23h20)

7 Pecados Rurais

 

Ano: 2013

Realização: Nicolau Breyner

Elenco: João Paulo Rodrigues, Pedro Alves, Melânia Gomes, Alda Gomes, Patrícia Tavares, José Raposo, Nicolau Breyner, Cátia Nunes, Quim Barreiros, Paulo Futre

 

Sinopse: Quim e Zé vão buscar duas primas afastadas de Lisboa, que pretendem reviver o Verão louco de há dois anos em Curral de Moinas, mas esbardalham-se fatalmente num rebanho de ovelhas. Quando chegam ao Céu, Deus oferece-lhes uma segunda oportunidade de voltar a Curral de Moinas. Terão de lhe provar que abdicarão de uma vida amoral e libertina, renunciando aos sete pecados capitais: luxúria, gula, ira, inveja, avareza, soberba e preguiça. Isto, por si, já seria um desafio quase impossível mas, para tornar tudo mais animado, cada vez que Quim e Zé vacilam perante o pecado são chamados "lá acima" ou vem Deus "cá abaixo". Será que Quim e Zé resistem à avalanche de tentações que lhes são oferecidas?

 

11
Ago18

CINE TV: Homenagem Laura Soveral (TVCine 2/ domingo, 12 - a partir 18h00)

Resultado de imagem para laura soveral

 
 
Um mês após a morte de Laura Soveral (1933 - 2018), os canais TVCine homenageiam a actriz com a exibição de três dos seus filmes mais reconhecidos: Quaresma, A Divina Comédia e Alice. A actriz que iluminava qualquer ecrã ou palco teve uma carreira longa, iniciada no teatro, mas que acompanhou a trajectória do cinema português desde a década de 60.
 
 

 

 

 

Quaresma (18h)   

Um homem casado retorna à terra natal com a filha por causa da morte do avô. Aí fica seduzido por uma jovem mulher. Laura Soveral interpreta "Maria Carvalho".
 
 

 

 

 

A Divina Comédia (19h35)

 

Numa estranha casa de 'alienados', cruzam-se personagens singulares, de Adão e Eva e Raskolnikoff a Jesus e Lázaro, orientados por um estranho director que parece ser outro membro do grupo. Laura Soveral interpreta "Elena Ivanovna".
 

 

 

 

 

Alice (22h)

 

A história de um pai que todos os dias sai de casa e repete o mesmo percurso que fez no dia em que a sua filha, Alice, desapareceu. A obsessão de a encontrar leva-o a instalar uma série de câmaras de vídeo que registam o movimento das ruas. Laura Soveral interpreta "Lurdes".
 
 

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2011
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2010
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D