Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

alma-lusa

alma-lusa

21
Mai19

ESTREIA TV: Prisioneira (TVI - 21h50)

A imagem pode conter: 6 pessoas, nuvem, céu e texto

 

Autoria: Maria João Mira

Realização: Sérgio Graciano, Manuel Pureza, Ricardo Carreira, João Gomes

Produção: Plural Entertainment 

Locais gravações: Lisboa e Tunísia

 

Elenco: Joana Ribeiro, Carloto Cotta, Kelly Bailey, Lourenço Ortigão, Diogo Infante, Paulo Pires, Joana Seixas, José Wallenstein, Paula Lobo Antunes, Vera Kolodzig, Sandra Faleiro, Lia Gama, Rita Ribeiro, Benedita Pereira, Rita Salema, Sara Prata, Ângelo Torres, Vítor Hugo (Brasil), Thiago Rodrigues (Brasil), Sérgio Praia, Graciano Dias, Ana Cristina Oliveira, Sofia Aparício, Tiago Teotónio Pereira, Vítor D'Andrade, Diogo Mesquita, Catarina Bonnachi, Pedro Tavares, Lucas Dutra, Margarida Corceiro

 

Elenco adicional: João Maria Pinto, João Craveiro, Carlos Oliveira, Rita Ruaz, Alexandre Calçada, João Montez

 

Sinopse: "Prisioneira", a nova novela da TVI, conta a história de um médico muçulmano, Omar Maluf (Carloto Cotta), revolucionário mas não fundamentalista, que luta por um mundo mais justo e menos fracturado. Apaixona-se loucamente por uma portuguesa, Teresa Cunha (Joana Ribeiro), e resgata-a de uma vida pouco fértil de amor. No entanto, este resgate torna-se num cativeiro que ninguém previra e num combate desigual pela guarda de uma criança.

 

Omar Maluf, o médico muçulmano natural de um país do Magrebe, casa-se, mais tarde, por obrigações familiares, com Samira Ibrahim (Vera Kolodzig). Embora este segundo casamento provoque uma ruptura entre Teresa e Omar, a verdade é que nunca apaga a paixão. Samira é irmã de um emir e desde sempre foi apaixonada por Omar. Desta forma, vai tornar-se a maior inimiga de Teresa. Samira tem um pecado escondido no passado que é a sua maior fragilidade.

 

Quem se junta a este triângulo é Gustavo Tudela (Thiago Rodrigues). É piloto de aviação e colega de Teresa. Uma tragédia recente destruiu-o emocionalmente, mas esconde-a para não perder o trabalho com o qual sonhou a vida inteira. Está desde há muito apaixonado secretamente pela namorada do melhor amigo, Omar.

 

Glória Loureiro (Kelly Bailey) tinha apenas 16 anos quando o pai a alugou a um homem que depois apareceu morto. A partir daí, a regra tem sido o vale tudo. Vive de pequenos crimes com Fredy Cruz (Lourenço Ortigão), o seu melhor amigo. Fredy ainda era um miúdo quando foi despejado pela mãe. Conheceu Glória na casa de correcção e tornaram-se inseparáveis. Tem uma oficina, mais ou menos legal, mas, tal como Glória, também vive de pequeno crimes até que um deles o coloca no centro do furacão. Glória aproveita um atentado terrorista para dar um golpe que acaba por correr mal.

 

A intriga, que decorre entre Lisboa e um país do Magrebe, é protagonizada por um amor, entre crenças e tradições diferentes, para sempre afectado por um atentado terrorista.

 

De 2ª a sábado, às 21h50, na TVI.

 

 

 

maria-joao mira.jpg

 

Maria João Mira nasceu a 18 de Setembro de 1959, em Lisboa. Com uma carreira de argumentista com mais de 15 anos, Maria João Mira é autora de várias telenovelas para a TVI. 

 

Argumentos Televisão:

 

Prisioneira (novela, TVI; 2019)

A Herdeira (novela, TVI; 2017/18)

A Única Mulher (novela, TVI; 2016/17)

Doida por Ti (novela, TVI; 2012)

Anjo Meu (novela, TVI; 2011)

Dias Felizes (série, TVI; 2010)

Flor do Mar (novela, TVI; 2008/9)

Ilha dos Amores (novela, TVI; 2007)

Fala-me de Amor (novela, TVI; 2006)

Morangos com Açúcar 1 e 2 (série, TVI; 2003/05)

Mistura Fina (novela, TVI; 2004/5)

O Teu Olhar (novela, TVI; 2003/4)

Queridas Feras (novela, TVI; 2003/4)

Saber Amar (novela, TVI; 2003)

Anjo Selvagem (novela, TVI; 2001/3)

Sonhos Traídos (novela, TVI; 2002)

20
Mai19

Samuel Bastos (1987 - 2019)

Resultado de imagem para samuel bastos oboe

 

Faleceu, aos 32 anos, o oboísta Samuel Bastos. O músico português foi encontrado este domingo, sem vida, em casa, na cidade suíça de Zurique.

 

Samuel Bastos nasceu em 1987, em Oliveira, no concelho de Barcelos. Pertencendo a uma família de músicos, tinha apenas 7 anos quando iniciou os estudos musicais com o pai. Mais tarde, estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, e na Escola Superior de Música de Lisboa. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo estudado também em Zurique, na Suíça, onde concluiu várias especializações, com a distinção máxima em corne inglês e no oboé. Estudou ainda em Paris, França.

 

Aos 17 anos, integrou a European Union Youth Orchestra e, mais tarde, a European Wind Orchestra, a The World Orchestra e a Gustav Mahler Jugendorchester, com a qual realizou digressões por toda a Europa e pela China.

 

Desde muito cedo que o talento de Samuel Bastos começou a dar nas vistas, tendo vencido vários concursos nacionais (Yamaha Music Foundation of Europe, Prémio Jovens Músicos, Prémio Maestro Silva Pereira) e internacionais (vencedor dos concursos internacionais de oboé Giuseppe Ferlendis e Cittá di Chieri, em Itália; e premiado em concursos internacionais de oboé em Itália, Finlândia, Reino Unido e Suíça). Mais recentemente, em Julho de 2017, venceu o concurso internacional de oboé Fernand Gillet-Hugo Fox, organizado pela International Double Reeds Society, na Lawrence University, em Appleton, Wisconsin, Estados Unidos da América.

 

Samuel Bastos apresentou-se como solista na Europa, Estados Unidos da América e Japão, mas também trabalhou com solistas, maestros e compositores de renome. Em 2012, foi admitido na Herbert von Karajan Akademie der Berliner Philharmoniker e na Orquestra da Ópera de Zurique, onde trabalhava actualmente como solista. Foi ainda membro fundador da Revista Musical Portuguesa Da Capo e colaborou regularmente com a Orquestra XXI.

 

20
Mai19

ESTREIA TV: Marchas Populares - Santo António (RTP1 - 21h55)

Marchas Populares

 

A poucos dias do início de Junho, o mês dos Santos Populares, a RTP1 começa a transmitir pequenos programas sobre as Marchas Populares de Lisboa, que celebram o Santo António.

 

Os preparativos, os temas e os ensaios dos marchantes dos bairros que irão desfilar na Avenida, na noite de 12 de Junho.

 

A marcha é linda!

 

De 2ª a 6ª, a seguir ao Joker, na RTP1.

20
Mai19

ESTREIA TV: Naturalmente (24Kitchen - 21h00)

Resultado de imagem para Iara Rodrigues 24 kitchen

 

Iara Rodrigues, a nova cara do 24Kitchen, junta-se à família para transformar os seus pratos do dia-a-dia em opções mais saudáveis.

 

Em "Naturalmente", a nutricionista Iara irá partilhar as suas receitas e dicas para uma dieta nutritiva e deliciosa.  Ao longo dos vários episódios, aconselha os espectadores sobre um estilo de vida mais saudável, dá sugestões e procura desfazer o preconceito de monotonia que está associado à comida saudável.

 

Iara Rodrigues é licenciada em Ciências da Nutrição e Alimentação pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e Mestre em Nutrição e Alimentação pela Universidade de Lisboa. Autora de três livros: "A Dieta Simples" (2012), "Dieta 1,2,3" (2013) e  "Emagreça Sem Fome", actualmente na sua 6ª edição. Em 2016, fundou a Clínica Iara Rodrigues, em Paço de Arcos, que, através de uma equipa multidisciplinar, desenvolve uma abordagem holística para garantir o bem-estar dos pacientes. Em 2018, inaugurou "Iara Kitchen", um espaço onde se realizam workshops, formações e eventos relacionados com cozinha saudável e, agora, faz parte do clube de talentos portugueses do 24Kitchen.

 

Para Iara, a cozinha é um espaço fundamental numa casa e é nesta divisão que prepara as refeições para as pessoas de quem mais gosta. No novo programa pretende tornar os momentos passados na cozinha ainda mais especiais e, para isso, vai mostrar a confecção de novos pratos, dos mais saudáveis aos mais exóticos. Tudo será possível na cozinha de Iara.

 

Serão mais de 70 receitas, entre sugestões de clássicos, como Cozido ou Caldeirada; a "Receitas Expresso", com uma sugestão de Omelete de soufflé ou Ovos no tacho; "Petiscos", com Montaditos de beringela ou Cogumelos recheados com ovos de codorniz ou mesmo "Sobremesas Originais", como Bolo de chá de matcha ou Brownie de batata-doce.

 

De 2ª a 6ª, às 21h00, no 24Kitchen.

18
Mai19

TV: Susana Santos Silva - "Impermanence" (RTP2/ domingo, 19 - 23h35)

Susana Santos Silva - Impermanence

 

Concerto da trompetista, improvisadora e compositora Susana Santos Silva, uma das vozes emergentes do jazz contemporâneo e da música improvisada.

 

Susana Santos Silva é trompetista, improvisadora e compositora. Nos últimos anos tem sido considerada pela imprensa internacional como uma das vozes emergentes do jazz contemporâneo e da música improvisada. Com uma abordagem/voz singular que surge de um espectro abrangente de influências, desde a música clássica e contemporânea ao jazz e à arte sonora textural, Susana Santos Silva está interessada em explorar os limites do instrumento e novas formas de expressão dentro da música.

 

Na música, como na vida, a impermanência das coisas é a única verdade que alimenta o desenvolvimento e a criatividade da nossa existência. Da existência de tudo afinal. Quando nos apercebemos daquilo que uma coisa é, esta já não o é da mesma forma. Ou somos nós que olhamos para ela de outra maneira. Esta é então a razão pela qual esta música se recria e se transforma a cada momento e nunca se repete.

 

Concerto gravado no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a 29 de Março de 2018.


Intérpretes:
Susana Santos Silva - composições, trompete
João Pedro Brandão - saxofone alto, flauta
Hugo Raro - piano 
Torbjorn Zetterberg - contrabaixo
Marcos Cavaleiro - bateria
Maile Colbert (vídeo em tempo real)

18
Mai19

TV: Mundial de Motocross - Grande Prémio Portugal 2019 (Sport TV5/ domingo, 19 - 16h00)

Resultado de imagem para campeonato mundo motocross AGUEDA 2019

 

A adrenalina regressa ao Crossódromo Internacional de Águeda, com a etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Motocross, nos dias 18 e 19 de Maio. Evento único em Portugal, junta na mesma pista os melhores do mundo, entre os quais os portugueses Sandro Peixe (MXGP), Diogo Graça (MX2), Luís Outeiro (MX2) e Joana Gonçalves (WMX), em dois dias cheios de emoção, naquela que é a prova rainha deste desporto motorizado. 

18
Mai19

TV: Motonáutica - Grande Prémio de Portugal F1 (RTP2/ domingo, 19 - 15h15)

Motonáutica - Grande Prémio Portugal F1

 

A mais espetacular competição de motonáutica do mundo está de regresso ao estuário do Rio Arade, em Portimão.

 

Conhecida como a Fórmula 1 dos barcos, são 9 as equipas com os melhores pilotos do mundo, entre os quais o português Duarte Benavente, que  estarão presentes num espectáculo que não pode perder. Os barcos usados nesta competição são equipados com motores que chegam aos dois mil cavalos, atingindo velocidades que ultrapassam os 160 quilómetros por hora e podem ser vistos na zona ribeirinha de Portimão.


Fortes razões para não perder a transmissão em directo na RTP2!

 

Resultado de imagem para duarte benavente

Duarte Benavente

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D