Álbuns de Lula Pena e Carmen Souza entre os melhores do ano para portal PopMatters
Os álbuns "Troubador", de Lula Pena, e "Protegid", de Carmen Souza, estão entre os melhores do ano, na categoria de world music, para o portal internacional PopMatters.
Em relação ao álbum de Lula Pena, o crítico Richard Elliott começa por dizer que 2010 foi mais um ano de sucesso para o fado português e seus derivados, elogiando o quarto álbum da "brilhante jovem fadista" Ana Moura e também o segundo álbum dos Deolinda. Mas destaca que a grande surpresa veio mesmo de Lula Pena e do seu muito esperado novo álbum - o último, "Phados", foi lançado em 1998. Richard Elliott destaca o facto de a cantora portuguesa conferir uma nova sonoridade ao fado, conjungando-o com a música folk, a "nueva canción" latino-americana, a canção francesa e a pop anglo-americana. Um dos temas destacados é a versão do clássico de Amália Rodrigues, "Fado de cada um": "É espantosa, assim como a última faixa do álbum, onde confluem dois temas fora do universo do fado: « Nature Boy», de Eden Ahbez, e «Pollen», de Mirah".
O álbum "Protegid", da lisboeta de origem cabo-verdiana Carmen Souza, foi também eleito um dos melhores do ano. O crítico Deanne Sole elogia a inovação de Carmen Souza. No álbum, que mistura o lamento de Cabo Verde com o jazz de Ella Fitzgerald, Carmen Souza "canta como se cada sílaba merecesse a sua própria personalidade complexa". A fusão de sonoridades feita pela cantora portuguesa é considerada inteligente e a sua entrega "tem alma e calor". O crítico termina dizendo que "Protegid" é um "álbum fantástico".