Portugal arrecada 30 medalhas no Euroskills
A 2ª edição do Euroskills - o campeonato das profissões - decorreu na FIL, em Lisboa, de 9 a 12 de Dezembro e, no final da competição, a equipa nacional venceu 9 medalhas de ouro, 12 de prata e 9 de bronze. Em competição estiveram jovens profissionais oriundos de 25 países europeus, entre os 17 e os 25 anos, que foram seleccionados em provas ou campeonatos realizados nos seus países e encontram-se em formação ou já integrados na vida activa. O objectivo desta competição é demonstrar a importância da qualificação profissional e das competências adquiridas.
As medalhas de ouro da equipa nacional foram obtidas em áreas como cabeleireiro, design e produção de moda, web design ou técnico de frio; joalharia, controlo industrial, técnico de electrónica, electricista e maquinação CNC foram algumas das áreas onde Portugal obteve a prata; o bronze foi para profissões como produção de calçado, especialista Microsoft ou pedreiro. Áreas bem diversas que mostram a qualidade dos profissionais portugueses.
Fora de competição, foram ainda atribuídas 8 medalhas de excelência ao nosso país. Portugal conseguiu 136 pontos, o que lhe deu o direito de ocupar o 1º lugar na competição, seguido da Áustria (99, 90 pontos) e da Finlândia (98, 54 pontos).
O coordenador da equipa nacional, Paulo Rosado, disse à TSF que este é "um resultado excelente" e que mostra que "os nossos jovens têm condições para ombrear em qualquer parte da Europa".