Manoel de Oliveira faz 102 anos... Parabéns, Mestre!
O realizador português Manoel de Oliveira - o mais velho realizador do mundo em actividade - faz hoje 102 anos! E a sua energia é cada vez maior - inesgotável, mesmo - como se pode verificar no vídeo abaixo:
Manoel de Oliveira nasceu no Porto a 11 de Dezembro de 1908, ainda Portugal era uma Monarquia. Com 20 anos, foi para a escola de actores fundada no Porto pelo cineasta italiano Rino Lupo, que estava radicado na cidade. A curta-metragem "Douro, Faina Fluvial" (1931) foi o seu primeiro filme. Foi o primeiro documentário a abordar, de um ponto de vista etnográfico, o tema da vida marítima da costa portuguesa. Em 1933, participou como actor no filme "A Canção de Lisboa", de Cotinelli Telmo, mas mais tarde viria a dizer não se identificar com aquele estilo de cinema popular. Só em 1942 se aventura, pela primeira vez, no papel de realizador de ficção com o filme "Aniki-Bobó", um enternecedor retrato da infância no ambiente da Ribeira do Porto. A partir daqui, é o que se sabe... no total, são 30 longas e 14 curtas e médias metragens como realizador; 4 participações como actor; 2 como supervisor... uma lista infindável do génio e do talento do mestre do cinema português que não ficará por aqui.
Como curiosidade, o filme "Douro, Faina Fluvial" volta agora às salas de cinema restaurado e remasterizado e a acompanhar a exibição de um dos seus filmes mais conhecidos, "Aniki-Bobó".
Esta semana, Manoel de Oliveira apresentou, na Fundação Serralves, a sua mais recente curta-metragem, "Painéis de São Vicente de Fora, Visão Poética". O 102º aniversário será passado na companhia da família, no Porto, a descansar, mas amanhã Oliveira já estará de volta ao activo, marcando presença no Festival de Cinema Luso-Brasileiro, em Santa Maria da Feira, onde será homenageado e onde será também apresentada a mais recente longa-metragem do realizador, "O estranho caso de Angélica". Sobre este filme, o jornal norte-americano "New York Times" escreveu que "é um presente de um realizador que, aos 101 anos, é quase tão antigo como o próprio cinema".
Sempre cheio de ideias, Manoel de Oliveira disse recentemente que tem vários projectos que gostaria de realizar. Um desses projectos é filmar o quadro "A Ronda da Noite", o último livro de Agustina Bessa-Luís. Ainda recentemente, o actor e realizador norte-americano Clint Eastwood, de 80 anos, apontou o cineasta português como um exemplo a seguir: "Há um português com mais de 100 anos que continua a fazer filmes. Planeio fazer a mesma coisa".
A melhor maneira de comemorar este aniversário é, sem dúvida, vendo os filmes de Manoel de Oliveira. Esta noite, a RTP2 transmite dois filmes: "Belle Toujours" (22h30) e "Cristóvão Colombo: O Enigma" (23h50).
Aqui ficam os trailers de alguns filmes de Manoel de Oliveira:
"Douro, Faina Fluvial" (1931)
"Aniki-Bobó" (1942)
"Non ou a Vã Glória de Mandar" (1990)
"Vale Abraão" (1993)
"A Carta" (1999)
"Palavra e Utopia" (2000)
"Porto da Minha Infância" (2001)
"Um Filme Falado" (2003)
"O Quinto Império - Ontem como Hoje" (2004)
"Cristóvão Colombo - O Enigma" (2007)
"Singularidades de uma rapariga loura" (2009)
"O Estranho Caso de Angélica" (2010)
Parabéns, Mestre Oliveira... e que nos continue a presentear com as suas obras de arte!!!