Virgílio Teixeira (1917 - 2010)
Faleceu, no passado dia 5, o actor Virgílio Teixeira, aos 93 anos. Natural do Funchal, na ilha da Madeira, o primeiro filme onde participou foi "Ave de Arribação" (1943), seguindo-se um papel secundário na comédia "Costa do Castelo" (1943), onde contracenou com actores como Maria Matos, António Silva e Curado Ribeiro. O seu primeiro papel como protagonista aconteceu no filme "José do Telhado" (1945), onde interpretou o famoso salteador do séc. XIX. O sucesso do filme foi tão grande que rapidamente tornou Virgílio Teixeira um dos maiores galãs do cinema português.
O talento do actor português chegou também a Hollywood, onde participou em filmes como "A Queda do Império Romano", "Doutor Jivago" ou "Return of the Seven - O Regresso dos Sete Magníficos", entre outros. Virgílio Teixeira entrou em cerca de cem produções em Portugal, Espanha e nos Estados Unidos, mas é do filme "Fado - História de uma Cantadeira", onde contracenou com Amália Rodrigues, que os portugueses mais se recordam.
A partir dos anos 80, radicou-se em definitivo em Portugal e ainda participou na telenovela "Chuva na Areia" (1984) e nos filmes "A Mulher do Próximo" (1988) e "Vertigem" (1992). Fora das telas e dos palcos, foi ainda Coordenador do Centro de Emigrante na Madeira, delegado da SPA e Vereador para a Cultura na Câmara Municipal do Funchal.
O eterno galã faleceu aos 93 anos, no Funchal.