Voluntário português recebe prémio da ONU
O português Rui Oliveira, um informático reformado, foi distinguido pela ONU pelo seu trabalho como voluntário. Este prémio é atribuído todos os anos a dez pessoas entre cerca de um milhão de voluntários. Rui Oliveira foi escolhido, através da ONU, para fazer a manutenção e resolução de problemas do portal de uma ONG com base no Gana, a "Volunteer Partnership for West Africa" (VPWA). O voluntário português dedica entre 5 a 6 horas por dia a este trabalho, que agora foi distinguido pelas Nações Unidas com o prémio "UNV Volunteering Award 2010".
Rui Oliveira explicou à RTPN como tudo começou: "Depois de me reformar, cheguei à conclusão que não queria deixar aquilo que fui durante 42 anos, que foi informático." Foi nessa altura que um amigo lhe falou do voluntariado pela Internet sob a égide das Nações Unidas, serviço para o qual se inscreveu.
Para Rui Oliveira, a importância e credibilidade deste prémio sã enormes: "Há cerca de um milhão de voluntários com muitas competências diferentes. O facto de ser através da ONU dá-nos a confiança de sabermos que estamos a trabalhar com organizações correctas e, por outro lado, elas sabem que, se nós estamos no voluntariado da ONU, é porque passámos por vários crivos e somos avaliados pelo nosso trabalho."
No próximo ano, o voluntário português pensa viajar até ao Gana para ajudar outra ONG, a "New Life Foundation".