"Complexo: Universo Paralelo" premiado nos E.U.A.
O documentário "Complexo: Universo Paralelo", dos irmãos portugueses Mário e Pedro Patrocínio, recebeu o prémio de "Melhor Filme Internacional Direitos Humanos", na 7ª edição do Artivist Film Festival. Os vencedores do festival foram conhecidos antecipadamente, pois o mesmo só tem início amanhã e decorrerá até 3 de Dezembro, em Los Angeles. Neste festival serão exibidos filmes independentes de todo o mundo que visam as temáticas dos direitos humanos, preservação do ambiente e defesa dos direitos dos animais.
"Complexo: Universo Paralelo" foi rodado no Complexo do Alemão, o maior aglomerado de favelas do Rio de Janeiro e que, nos últimos dias, se tornou tristemente famoso em todo o mundo por ter sido palco de uma das maiores acções da polícia brasileira contra o tráfico de droga. O filme mostra a vida da comunidade que habita no Complexo do Alemão.
Para o realizador Mário Patrocínio, este prémio é "um enorme orgulho que estávamos longe de imaginar quando começámos esta aventura" e dedica-o a "todos aqueles que atravessam hoje um momento difícil no Rio de Janeiro e, em particular, no Complexo do Alemão".
O filme estreou no Festival do Rio 2010 em Setembro e, na 6ª, irá estrear nos Estados Unidos, no Egyptian Theatre, em Hollywood, e será também exibido no Tribeca Cinemas, em Nova Iorque. Em Portugal, a estreia aconteceu no DocLisboa e a exibição comercial está prevista para o início de 2011.