ISTO É PORTUGAL! - MundoTêxtil
Origem: Caldas de Vizela (Vizela)
Aquela que é hoje a maior fábrica de felpos da Europa soube absorver o impacto da crise e não deita a toalha ao chão perante a concorrência. Seja no coração da Europa, do outro lado do Atlântico, seja em qualquer um dos 38 países que vão a banhos com estas toalhas, roupões, toalhas de praia e todo o tipo de felpos com selo luso, não há lugar onde a MundoTêxtil não se sinta em casa. Há 37 anos a equipar lares aquém e além-fronteiras, a insígnia vizelense nasceu pela mão do fundador, José Pinheiro - à data, um jovem numa linhagem familiar de industriais têxteis -, com a exportação no horizonte. Os resultados estão à vista: 98% da produção cobre os mercados externos e a fábrica orgulha-se de ter sabido resistir à crise, exibindo a faixa de maior produtora de felpos do Velho Continente.
500 toneladas por mês, estendidas em toalhas de todo o género e feitio, é a capacidade produtiva da fábrica que, nem assim, é suficiente para estancar o fluxo de solicitações: quando não há mãos a medir para as encomendas, a solução está em subcontratar determinadas fases do processo a fornecedores vizinhos. Ainda assim, o grosso da produção tem lugar em Vizela. Porque Portugal não produz algodão, a matéria-prima primordial é colhida fora, mesmo que uma boa parte seja comprada em fiações nacionais. Fazendo da qualidade dos produtos e do serviço uma arma contra a concorrência, vinda sobretudo da Ásia, a empresa diz não temer a luta dos preços mais baixos.
Com baterias apontadas às grandes potências europeias, a Alemanha é o principal cliente da MundoTêxtil, graças às 15 lojas próprias no país. Suíça e Áustria, ambas com duas lojas, França e Holanda, cada uma com uma, são os outros destinos que também acolhem a marca portuguesa. Para além da rede de lojas próprias, no centro da Europa, estes têxteis lar chegam, entre outras, às prateleiras de gigantes do retalho como a Auchan ou o Carrefour, em França, John Lewis e British Home Stores, no Reino Unido, ou Bed, Bath and Beyond e Macy's, nos EUA. Em Portugal, estão à venda nas lojas da Catherine Lansfield.
Para não deixar os pedidos de entrega, muitas vezes semanal e diária, sem resposta, a empresa aposta, ainda, na rede de distribuição e logística, que é assegurada directamente por si nos mercados norte-americano e alemão.
Com as compatriotas Mundifios e Crispim Abreu, e ainda com um parceiro local, a MundoTêxtil está envolvida no projecto de reactivação da antiga fábrica Riopele, em Moçambique, para produção de algodão e de felpos em cru.
(retirado do artigo "Portugal faz bem - Toalhas que um império tece" publicado na edição nº1046 da revista VISÃO)
http://www.rtp.pt/noticias/?article=502529&layout=122&visual=61&tm=6& (vídeo)