Português eleito "Young Investigator" da EMBO
O investigador português Bruno Silva-Santos, do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa (IMM), foi eleito "Young Investigator" do ano pela Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO - European Molecular Biology Organization).
O cientista receberá uma quantia de 15 mil euros por ano de apoio ao trabalho de investigação que está a desenvolver e terá ainda acesso privilegiado a uma série de infra-estruturas de investigação e de oportunidades de formação e colaboração para toda a equipa, ao abrigo do "EMBO Young Investigator Programme", que pretende apoiar jovens cientistas com currículo excepcional a consolidar a sua carreira de investigação como líderes de grupos independentes em países europeus.
Bruno Silva-Santos é responsável pela unidade de Imunologia Molecular do IMM e coordena uma equipa de 11 investigadores que se dedica a investigar o desenvolvimento e a função dos linfócitos T nas respostas imunitárias a infecções e tumores.
Esta é a 4ª distinção, este mês, para investigadores do IMM, depois de Miguel Prudêncio receber uma bolsa da Fundação Gates, Tiago Fleming Outeiro receber também uma da Fundação Michael J. Fox e de Luísa Figueiredo receber o Prémio Crioestaminal.