ANO DE PORTUGAL NO BRASIL: Lá e Cá - Os Livros Viajantes (Santo André - 7 Fevereiro a 8 Abril)
A obra, na área infanto-juvenil, de 25 ilustradores e de 7 escritores portugueses vai ser objecto de uma exposição interactiva. A programação de atividades contempla contar histórias, encontros com escritores e ilustradores brasileiros, além de oficinas de escrita e ilustração.
Os trabalhos dos 25 ilustradores portugueses que integraram a exposição "Como as Cerejas", em torno da qual se realizou a apresentação de Portugal enquanto convidado de honra na feira do livro infanto-juvenil de Bolonha em 2012, vão ser apresentados em São Paulo. Em paralelo, serão destacados 7 escritores - Alice Vieira, António Mota, António Torrado, José Jorge Letria, Luísa Ducla Soares, Sophia de Mello Breyner Andresen e Manuel António Pina - com uma mostra de livros. Manuel António Pina vai ser objecto de uma homenagem especial, no âmbito da qual vai estar inscrito numa parede o poema “Gigões e Anantes”, tendo os ilustradores sido convidados a fazer uma imagem de um Gigão ou de um Anante no espaço da mostra.
Vai ainda ser criado um blogue onde os ilustradores podem acompanhar o dia-a-dia da exposição e promover a interacção com o público. Existirá um mural com mensagens dos ilustradores e de escritores portugueses. Pretende-se ainda programar videoconferências com os ilustradores disponíveis, no intuito de permitir um diálogo com grupos de espectadores.
Este evento, que constitui porventura a maior mostra do trabalho de ilustradores e escritores para a infância e juventude de Portugal no Brasil, tem a chancela do Ano de Portugal no Brasil. A exposição resulta de uma iniciativa da associação Lá e Cá, em colaboração com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (Portugal) e com o Serviço Social de Comércio (SESC), instituição brasileira público-privada que desenvolve uma importante atividade cultural no Brasil, através de vários centros culturais espalhados pelo país.