Majestic e A Brasileira entre os melhores cafés históricos da Europa
Majestic, no Porto
Os cafés portugueses "A Brasileira", em Lisboa, e "Majestic", no Porto, estão entre os 15 melhores cafés históricos da Europa para o portal Global Grasshoppers, criado por dois viajantes independentes ingleses. Portugal é o único país com dois estabelecimentos nesta lista.
Esta lista faz um elogio a espaços que eram "os favoritos de aristocratas, escritores e poetas" e que "têm uma história colorida". Em relação ao lisboeta "A Brasileira", "bem conhecido pela sua fina colecção de cafés históricos", os autores do portal salientam "a sua fachada original de inícios do século XX, a decoração em metal e madeira e as garrafas que brilham atrás do bar".
Em relação ao portuense "Majestic", consideram-no um café "glorioso" e ideal para admiradores da Arte Nova, com arquitectura da responsabilidade do "excepcional" João Queiroz. Os autores do portal consideram que os principais atractivos são "a fachada deslumbrante, os interiores distintos e um simpático jardim de Inverno", características que contribuem para ser "um dos mais fotografados e esteticamente agradáveis cafés na Europa e até no mundo".
A Brasileira, em Lisboa