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alma-lusa

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06
Jan13

PORTUGAL NO MUNDO: Café del mercado (Madrid - Espanha)

 

Falar de Portugal em Madrid é falar de Mourinho, Cristiano Ronaldo e... Edgar Fonseca. Quem? Dito assim, o nome poderá não despertar grandes reacções, mas, se a ele acrescentarmos Café del mercado, já serão muitos os madrilenos a reconhecê-lo como o homem que colocou a doçaria conventual portuguesa no mapa gastronómico da capital espanhola.

 

Situado em pleno centro histórico, bem perto da Plaza Mayor, o Mercado de San Miguel é um edifício de ferro, estilo modernista, construído no início do século XX. Recuperado e transformado, em 2009, num mercado gourmet, onde pode ser degustado o melhor da gastronomia espanhola e mundial, depressa se tornou num dos pontos mais visitados de Madrid, tanto por turistas como pelos habitantes locais. Foi aqui que Edgar Fonseca abriu, há quatro anos, o Café del mercado. «O Mercado de San Miguel recebe mais de 4 milhões de visitantes a cada trimestre, mais do que o Museu do Prado», contabiliza Edgar Fonseca, aveirense, de 32 anos. «É uma verdadeira feira gastronómica, com o melhor que a Espanha e o mundo têm para oferecer, em termos de comidas e bebidas. Quando tomei conhecimento deste projecto, achei que Portugal também tinha de estar presente.» E serve, a um casal americano, uma bica à portuguesa, acompanhada do tradicional pastel de nata e de um cálice de vinho do Porto - sem dúvida, a trilogia com mais saída ao balcão. Desde o início que a aposta principal da casa se centrou em produtos icónicos lusos como os ovos moles, além dos incontornáveis pastéis de nata. «O objectivo era mostrar que somos dos melhores do mundo em doçaria conventual», diz. «Há guias turísticos japoneses que trazem os seus clientes só por causa do nosso pão-de-ló.» Os produtos, «frescos e de altíssima qualidade», chegam todos de Portugal.

 

Olhando para o lado de dentro do balcão, é fácil, a um português, sentir-se em casa: café Delta, vinho do Porto, Licor Beirão, refrigerantes Sumol, sumos Compal ou leite dos Açores são alguns dos produtos expostos. «É uma maneira diferente de promover o País», explica Edgar Fonseca. «Só trabalhamos, por exemplo, com leite açoriano, para que as pessoas perguntem onde são os Açores. Já houve até um cliente que, passado algum tempo, nos enviou um e-mail a dizer que tinha ido lá por nossa causa.» E, depois, há o café, que também já se tornou famoso em Madrid, entre uma clientela selecta que inclui individualidades do mundo do espectáculo e do desporto. Entre os clientes do Café del mercado, encontram-se nomes como o de Vicente del Bosque, seleccionador espanhol de futebol, ou do actor Antonio Banderas. O cohecido chef britânico Jamie Oliver é outro habitué que, entretanto, se tornou amigo de Edgar Fonseca, a quem ofereceu uma receita de muffins, que o português adaptou ao nosso bem conhecido bolo de arroz. A clientela especial até atravessa o Atlântico: «Quando se desloca a Madrid, (a actriz) Eva Longoria faz sempre questão de vir cá tomar um café», conta Edgar, que criou uma bica especial para a actriz americana.

 

Em paralelo com o Café del mercado, Edgar abriu uma livraria gastronómica, onde também vende peças lusas de cerâmica, madeira ou cortiça. «O livro mais vendido é um sobre receitas portuguesas de bacalhau, escrito por um autor espanhol, que já vai na 5ª edição», revela. Um dos seus planos é começar a promover encontros entre chefes de cozinha portugueses e espanhóis. Este ano, foi também um dos produtores do Festival do Fado, que, em Junho, levou até Madrid nomes como Mariza, Ana Moura e Ricardo Ribeiro e no qual se responsabilizou pela área da gastronomia.

 

(retirado do artigo «O "outro Ronaldo" de Madrid» publicado na edição nº 1034 da revista VISÃO)

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