ISTO É PORTUGAL! - Sabonetes Canavezes
Origem: Grupo Canavezes - Amorim (Póvoa de Varzim)
Termas das Caldas - Caldas - Sobretâmega (Marco de Canaveses)
Famosas e frequentadas pela burguesia e nobreza, na época em que foram inauguradas, no início do século passado, o local onde se inserem está intimamente ligado ao início da nacionalidade e a rainha D. Mafalda, mulher de D. Afonso I, porque, reza a história, sofria de psoríase e para ali se mudou para se curar. Esta água termal, pela sua composição química e mineral e pelos bioelementos que a compõem, é excelente para a cura, tratamento e prevenção de diversos problemas de pele. Actualmente, as Termas das Caldas passam por um processo de reabilitação e uma boa maneira para voltarem a ser faladas é, sem dúvida, conseguirem que os seus produtos dermocosméticos sejam reconhecidos em Portugal e no mundo.
Liderada por Patrícia Canavezes, a empresa concentra-se nas áreas que sempre representou no passado, mas alargando o seu leque de acção. Por exemplo, intervindo na hidroinvestigação, a partir do Canavezes Lab, responsável pelo estudo de hidrologia e pela produção de toda a linha de dermocosmética. Num futuro próximo, pretende criar uma clínica termal, bem como proceder à reabilitação do antigo Hotel das Caldas, junto do rio Tâmega.
Curar, tratar e prevenir - o conceito é este, embora a ordem seja arbitrária. Esta linha, denominada Canavezes Água Termal, é composta por quatro sabonetes (Com Perfume, Sem Perfume, Rosa Mosqueta e Purificante), produzidos artesanalmente com 1/4 de água termal. Os elementos sulfurosos e minerais destas águas, associados a óleos muito ricos, conferem-lhe propriedades emolientes e regenerativas que mantêm a pele saudável e macia. Podem ser usados em todo o corpo, rosto incluído.
A primeira imagem é cativante e suave: caixinhas de cartão, redondas, com um design a lembrar o «antigamente», contêm sabonetes de aromas e propriedades únicas. A linha dermotermal Canavezes, cuja origem remonta a 1930, foi recuperada - fómulas e embalagens, também elas fabricadas artesanalmente -, mas o produto agora apresentado mereceu a devida adaptação. Patrícia Canavezes, presidente do Grupo Canavezes, é a ideóloga deste projecto, que continua a guiar-se pelo lema do brasão da família: «Tallent de Bien Faire». Mais uma fonte de inspiração que se junta às outras «fontes» de água puras que rodeiam as Termas de Canavezes, situadas no Hotel das Caldas, Sobretâmega.
(retirado do texto "Portugal faz bem - "Canavezes" muitas vezes" publicado na edição nº 1030 da revista VISÃO)