Pavilhão de Portugal na Expo2010 premiado
O Pavilhão de Portugal na Expo2010, em Xangai (China), ganhou um dos 3 prémios de design atribuídos pelo "Bureau International des Exhibitions". O prémio, atribuído no sábado passado, avalia a fachada e decoração exterior do pavilhão, o desenho arquitectónico, as técnicas de construção usadas e a sua relação com o tema da Expo2010, "Better City, Better Life" (Melhor Cidade, Melhor Vida).
O Pavilhão de Portugal, decorado pelo arquitecto Carlos Couto, é um edifício de 2000 metros quadrados, inteiramente revestido de cortiça. Aliás, a cortiça suscitou uma enorme curiosidade, em especial nos visitantes chineses, que tocavam, cheiravam e chegavam a retirar pedaços de cortiça dos painéis que revestiam o pavilhão. Desde a abertura do certame, em Maio, e até ontem, dia em que a exposição fechou as portas, o pavilhão português foi visitado por quase cinco milhões de pessoas, um recorde na história da participação portuguesa em exposições universais. Outro número de assinalar é o da venda de pastéis de nata no Pavilhão de Portugal: mais de 2 milhões!
O pavilhão português foi distinguido entre os 42 alugados do certame, enquanto que, nos pavilhões construídos de raiz, ganharam o Reino Unido (mais de 4000 metros quadrados) e a Finlândia (entre 2000 e 4000 metros quadrados).
A Expo2010 foi a maior exposição universal de sempre, com mais de 240 países e organizações internacionais, e também a mais visitada, com mais de 72 milhões de visitantes.