ESTREIA TV: Super Diva - Ópera para Todos (RTP2 - 22h50)
Catarina Molder é a Super Diva. A soprano teceu a ideia e vestiu a pele de apresentadora deste projecto. Pedro Teixeira, jornalista, e António Hilário, realizador, fizeram a adaptação para televisão, com a produção de Mentes de Contacto. Assim nasceu o Super Diva, um programa em que se vão descobrir impensáveis potencialidades da ópera e onde foram chamados a participar conhecidos protagonistas.
Abordando uma única ópera por cada um dos 13 programas, com a duração de 25 minutos, este novo formato da RTP2 constituiu uma original abordagem deste género musical, democratizando-o e dando-lhe enquadramentos surpreendentes. A ópera vai misturar-se com outras formas musicais: do rock ao pop, do rap ao jazz ou do fado à música electrónica. Um mundo recriado de maneira fascinante sem nunca se perder a conexão essencial com a expressão musical que sustenta este Super Diva.
Catarina Molder apresenta e canta em muitos momentos do programa. Mas não estará só e terá companhia de luxo em várias rubricas que integram o Super Diva. A começar pela presença fixa no programa de Ruy Vieira Nery e passando pelas participações especiais em "Misturas Líricas" de nomes como Kátia Guerreiro, Clã, Amor Electro, Valete, Vítor Rua, Manuel João Vieira, Carlão (ex-Pacman), Orelha Negra, Elisa Rodrigues e Pedro Jóia. Haverá também espaço para descobrirmos o apreço de algumas, insuspeitas, figuras públicas em "A Ópera da Minha Vida", um espaço por onde irão passar nomes como os de Joana Vasconcelos, Jorge Sampaio, Marinho Pinto, Maria Rueff ou Catarina Wallenstein.
O programa "Super Diva - Ópera para Todos" escolheu, para o dia da estreia, a obra "Carmen", a criação maior do compositor francês Georges Bizet. No primeiro programa, dedicado a "Carmen", teremos a conceituada artista plástica Joana Vasconcelos, na rubrica "A Ópera da Minha Vida"; a meio soprano Maria Luísa de Freitas, em "Super Ária", um espaço de ousada reconfiguração cénica; e ainda os Clã, a banda de Vila do Conde que nos vai mostrar em “Misturas Líricas” a sua versão musical da conhecida ária "Habanera".