Portugueses vencem concurso para a Bienal de Veneza
Uma equipa de arquitectos portugueses venceu o concurso "Architecture for Humanity's Open Challenge" e irá apresentar o seu projecto na Bienal de Aruqitectura de Veneza, que começa no próximo dia 27. O projecto português foi escolhido por um júri de 33 profissionais, tendo por base 5 critérios: impacto comunitário, apropriação contextual, pegada ecológica, viabilidade económica e qualidade de design.
O projecto da equipa portuguesa, liderada por João Segurado, tem por título "OCO - Ocean & Coastline Observatory" e propõe a recuperação das baterias anti-aéreas instaladas, na década de 1940, na costa do concelho de Almada, nomeadamente entre a Trafaria e a Costa de Caparica. O projecto visa a reconversão das antigas baterias em centros de observação da orla costeira, de apoio às pescas e aos desportos, assim como a observação da fauna e do comportamento ambiental.
A equipa portuguesa, constituída pelos arquitectos João Figueiredo, Mauro Jerónimo, José Pereira, Filipe Freitas, Luís Sezões e Manuel Espada, e chefiada por João Segurado, foi a vencedora entre 510 equipas de 74 países, tendo chegado 13 à fase final, que também irão estar presentes em Veneza.