"Morrer como um homem" é o representante português na corrida aos Óscares
O filme "Morrer como um homem", do realizador João Pedro Rodrigues, foi o escolhido pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) para ser o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. O filme foi escolhido entre vários filmes de produção portuguesa que estrearam comercialmente entre Outubro de 2009 e Setembro de 2010.
"Morrer como um homem" é a terceira longa-metragem de João Pedro Rodrigues e, com base no percurso do travesti Ruth Bryden, retrata a vida de Tonia, uma veterana do espectáculo de travesti lisboeta que vê as suas convicções pessoais serem postas em causa quando o namorado a pressiona a assumir a sua identidade feminina, tendo para isso de se submeter a uma operação de mudança de sexo.
O filme teve estreia mundial, em 2009, no Festival de Cinema de Cannes, em França, e, este ano, foi distinguido como Melhor Filme em dois festivais: Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, na Argentina, e Festival Gay e Lésbico Meziprata, na República Checa. Este mês, João Pedro Rodrigues vai ser homenageado com uma retrospectiva nos Estados Unidos.
E, agora, mudando completamente de assunto, mas pegando em João Pedro Rodrigues, aproveito para colocar aqui um link onde se pode ver um vídeo, feito com o realizador português, no site do jornal inglês "The Guardian". No vídeo, o realizador luso faz uma visita guiada pela cidade de Lisboa, desde locais que o inspiraram para os seus filmes até bares e restaurantes.
http://www.guardian.co.uk/travel/video/2010/sep/30/lisbon-portugal-my-city-guide
E aqui encontram outro vídeo sobre a nossa bela capital: http://www.guardian.co.uk/travel/video/2009/jun/18/video-break-lisbon