Fortificações de Elvas classificadas como Património Mundial pela UNESCO
E Portugal acrescenta mais um elemento à sua lista de Património Mundial da UNESCO... as fortificações de Elvas, a maior fortificação abaluartada do mundo, foram hoje, sábado, classificadas como Património Mundial, na categoria de bens culturais, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O conjunto de fortificações de Elvas, fundado no reinado de D. Sancho II, é o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, com um perímetro de 8 a 10 km e uma área de 300 hectares. Foram classificadas todas as fortificações da cidade, os dois fortes (Santa Luzia, do séc. XVII, e Graça, do séc. XVIII), três fortins do séc. XIX, as três muralhas medievais, a muralha do séc. XVII e o Aqueduto da Amoreira.
A decisão final da classificação aconteceu esta tarde durante a 36ª Sessão do Comité do Património Mundial, que decorre em São Petersburgo, na Rússia, até 6 de Julho.
As fortificações de Elvas, cidade do Alto Alentejo, eram o único candidato luso entre os 33 monumentos da lista de Património Mundial, da UNESCO.