"Mistérios de Lisboa" recebe prémio de Melhor Realizador no Festival de Cinema de San Sebastian
O chileno Raúl Ruiz recebeu o prémio de Melhor Realizador, pelo filme "Mistérios de Lisboa", no Festival de Cinema de San Sebastian, em Espanha. O filme, baseado na obra de Camilo Castelo Branco, é uma co-produção da Clap Filmes e RTP produzida por Paulo Branco e conta com vários actores portugueses e estrangeiros. Maria João Bastos, Adriano Luz, Ricardo Pereira, Albano Jerónimo, Carloto Cotta, Afonso Pimentel e João Arrais são alguns dos actores nacionais que fazem parte deste filme, rodado em Portugal.
"Mistérios de Lisboa", com mais de quatro horas de duração, é um fresco da sociedade portuguesa de finais do séc. XIX, uma saga familiar camiliana. O filme chega às salas de cinema nacionais em Outubro e, em Janeiro de 2011, "Mistérios de Lisboa" será exibido como série de 6 episódios, na RTP1.
O filme português foi exibido no passado domingo, dia 19, no Festival de Cinema de San Sebastian e contou com a presença do realizador chileno, do elenco e da equipa do filme. A Concha de Prata de Melhor Realização foi entregue ontem à noite e, em virtude da ausência de Raúl Ruiz, coube aos actores Maria João Bastos e Adriano Luz receber o prémio.