António Damásio recebe Prémio Honda 2010 e lança novo livro
O neurologista e neurocientista português António Damásio foi distinguido com o Prémio Honda 2010 pelas suas "notáveis contribuições para o campo da neurociência". Segundo o comunicado emitido pela Fundação Honda, grande parte da evolução nos estudos sobre a ligação entre o cérebro, o comportamento humano e o corpo deve-se à teoria desenvolvida pelo português, que se baseia na identificação dos marcadores somáticos.
António Damásio, de 66 anos e natural de Lisboa, é actualmente director do Brain and Creativity Institute, da Universidade do Sul da Califórnia. O português é o 31º vencedor do Prémio Honda, no valor de 80 mil euros, que irá receber a 17 de Novembro no Imperial Hotel, em Tóquio.
Autor de inúmeros artigos publicados em revistas científicas, tem também publicado obras para um público mais vasto, entre as quais "O Erro de Descartes", lançado em 1995 e um grande êxito de vendas. "O Livro da Consciência" é a sua obra mais recente. Lançado hoje, a nível mundial, centra-se nas relações entre mente, cérebro e consciência.