Yahima Ramirez é a última judoca confirmada para os Jogos Olímpicos de Londres 2012
Na passada quarta-feira, dia 9 de Maio, a judoca Yahima Ramirez ficou a saber, através da Federação Internacional de Judo (IFJ), que irá estar presente nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, aumentando assim para quatro o número de judocas portugueses em Londres. A juntar à luso-cubana Yahima Ramirez, também vão estar presentes os judocas Telma Monteiro, Joana Ramos e João Pina.
Yahima Ramirez, que recentemente tinha sido sétima classificada nos Europeus da Rússia, conseguiu assim garantir a sua participação nos Jogos Olímpicos através da quota continental da União Europeia (UE), que faz com que os 25 judocas mais bem classificados em todas as categorias e géneros consigam o apuramento.
Nos Jogos Olímpicos de Londres, Yahima Ramirez vai competir na categoria -78 kg e Joana Ramos na categoria -52 kg, indo ambas as atletas estrear-se em participações olímpicas. No caso dos judocas Telma Monteiro (-57 kg), uma das grandes apostas do judo português , e João Pina (-73 kg), será a terceira presença nos Jogos Olímpicos, depois das participações em 2004, em Atenas, e em 2008, em Pequim. De lembrar que João Pina ficou classificado em 13º lugar em Atenas e Pequim e Telma Monteiro conquistou o 12º lugar em Atenas e o 9º em Pequim.
Neste momento, segundo o Comité Olímpico de Portugal (COP), Portugal já conta com 66 atletas qualificados para Londres. As modalidades que já têm atletas qualificados são: atletismo, canoagem, ciclismo de estrada, equestre, ginástica, natação, remo, ténis de mesa, tiro e vela.
Os Jogos Olímpicos de Londres decorrem entre os dias 27 de Julho e 12 de Agosto. Saiba que pode assistir à participação dos atletas portugueses no site da bet365 em desporto em directo .
(artigo escrito por David Simples)