Biografia revela nomes de personalidades ajudadas por Aristides de Sousa Mendes
"Um Homem Bom" é o título da biografia de Aristides de Sousa Mendes, de Rui Afonso, que vai na segunda edição, revista e aumentada, pela Leya/Texto. Neste livro são revelados novos nomes que conseguiram escapar à perseguição nazi graças à ajuda do Cônsul português em Bordéus (França).
Segundo Rui Afonso, Aristides de Sousa Mendes terá passado cerca de 30 mil vistos de entrada em Portugal, contra as ordens de Salazar. No jornal Expresso desta semana, o autor diz que "O número daqueles que realmente conseguiram chegar (...) foi infelizmente menor, mas não pode ter sido muito inferior a 10 mil. Pode ter sido muito mais alto."
Entre essas pessoas ajudadas pelo cônsul português, e de acordo com a pesquisa de Rui Afonso, estavam poetas, jornalistas, argumentistas e actores de França, Alemanha, Áustria, Roménia, Hungria ou República Checa. Gente como o actor Marcel Dalio ("A Grande Ilusão", "A Regra do Jogo", "Casablanca", "As Neves do Kilimanjaro", "Os Homens preferem as loiras), a actriz Madeleine LeBeau ("Casablanca", "O ídolo do Público", "Uma Parisiense", "8 1/2"), Pierre Lazareff (proprietário do jornal "Paris-Soir"), a actriz romena Elvira Popescu que terminou como directora do Theatre Paris, o escritor austríaco Friedrich Torberg ou o actor e dramaturgo Otto Eis foram algumas das milhares de pessoas que contaram com a ajuda de Aristides de Sousa Mendes. Gente (que se tornou) ilustre ou ilustres desconhecidos... cada vida humana salva é algo que não tem preço!
Quanto mais conheço a vida de Aristides de Sousa Mendes, mais admiro este homem que, num gesto de um enorme humanismo e amor pelo seu semelhante, salvou a vida de milhares de pessoas acabando por destruir a sua e a da sua família.