ISTO É PORTUGAL! - Gluen
Origem: Fafe
De Fafe para Moscovo. Ou para Viena, só para darmos dois exemplos. Nascida no Norte do País, a Gluen ainda não comemorou um ano, mas conseguiu a internacionalização mais rápida de todas as marcas portuguesas.
As peças de roupa Gluen apareceram nas lojas (portuguesas e estrangeiras) só este ano, mas o sucesso parece estar, desde já, garantido. São modelos sofisticados e cosmopolitas, que «servem», sobretudo, às mulheres mais jovens, mas que, naturalmente, podem ser usadas por quem assumir este estilo. As apresentadoras da SIC Bárbara Guimarães e Vanessa Oliveira, por exemplo, já o «compraram». A Gluen nasceu pela mão de duas pessoas que, desde sempre ligadas à indústria têxtil, perceberam que o mercado ainda tinha lugar para receber mais uma marca - Camilo Marques foi uma delas. Mais tarde juntaram-se a estes dois sócios mais três: Pedro Chaves, Daniela Almeida e a estilista Odete Reis, todos na casa dos 40 anos de idade. Apesar de ainda não ter comemorado o primeiro aniversário, a Gluen mostra-se adulta: moderna e competitiva (qualidade, design e preço são atributos que a diferenciam de algumas marcas concorrentes), conseguiu já alcançar grandes volumes de exportação. Espanha, Itália, Áustria, França, Rússia, Bélgica, Holanda e Luxemburgo renderam-se a esta marca «made in Portugal». Porém, os responsáveis pela Gluen têm uma meta a cumprir: alcançar os 90% de volume de exportação dentro de 2 anos.
As colecções da Gluen realçam os pormenores de qualidade e as tendências trendy que o mundo vive. Destaque para a utilização das sedas e de outras matérias nobres. Com vários temas como fonte de inspiração, desde a natureza até ao romantismo grunge, a feminilidade está sempre presente. A colecção Primavera-Verão 2012, já apresentada, desenvolve-se em torno do contraste entre o espírito aventureiro e a sensualidade. O conceito da campanha de comunicação apresenta precisamente uma «viagem em busca do desconhecido num descampado em ruínas». Green Mind, Savannah, Bringing the garden to the city, Romantic, Ethereal e Sofisticated são os nomes das colecções.
A estratégia inicial é tentar direccionar a Gluen para os canais multimarca, tendo já como parceiros importantes mercados europeus. Quando existir uma consolidação destes mercados, então avançarão com uma rede de lojas próprias e outras em regime de franchising.
(retirado do artigo "O ataque da Gluen à Europa" publicado na edição nº 981 da revista VISÃO)