Livro de Paulo Nozolino premiado na Alemanha
"Makulatur", o livro do fotógrafo português Paulo Nozolino, editado este ano na Alemanha, foi premiado com a medalha de prata pelo Deutscher Fotobuchpreis, em Estugarda, que premeia anualmente os melhores livros de fotografia editados no país. Esta é a segunda vez que um livro do fotógrafo português é premiado pelo Deutscher Fotobuchpreis, depois de "Far Cry", em 2005.
Na origem do livro "Makulatur" estão uma fotografia tirada por Nozolino ao pai, em 2008, na última vez que o viu vivo e outra foto tirada à mãe, mais tarde, horas antes do seu falecimento. O luto e a perda dos progenitores estão na génese do livro. Em Fevereiro deste ano, o fotógrafo apresentou na Galeria Quadrado Azul, em Lisboa, uma exposição com o mesmo nome do livro, que contou com 12 fotografias em 6 dípticos.
Paulo Nozolino nasceu em Lisboa, em 1955. Em 1995, recebeu o Grande Prémio de Fotografia da Suíça por trabalhar no projecto "Solo", uma incursão solitária sobre o estado da Europa, de Auschwitz a Sarajevo, tendo sido premiado, em 1998, com o Oscar Barnack Award. Em 2006, recebeu o Prémio Nacional de Fotografia, pelo conjunto da sua obra.