"Mistérios de Lisboa" é o Melhor Filme Estrangeiro para a crítica canadiana
E é mais um prémio internacional para o filme português "Mistérios de Lisboa"... desta vez a adaptação do romance de Camilo Castelo Branco feita pelo realizador chileno Raúl Ruiz, falecido em Agosto, foi distinguido pela Associação de Críticos de Cinema de Toronto, no Canadá, com o prémio de Melhor Filme Estrangeiro.
A Associação de Críticos de Cinema de Toronto foi criada em 1997 e é composta por jornalistas e críticos de cinema de vários meios de comunicação. Além do filme português, foram ainda premiados "A Árvore da Vida", de Terrence Malick - Melhor Filme do Ano e Melhor Realizador; Michael Shannon, em "Take Shelter" - Melhor Actor; Jessica Chastain, em "Take Shelter" - Melhor Actriz Secundária; Michelle Williams, em "My Week with Marilyn" - Melhor Actriz; Christopher Plummer, em "Assim é o Amor" - Melhor Actor; "Moneyball", escrito por Steve Zaillian e Aaron Sorkin - Melhor Argumento; "Nostalgia for the Light", de Patricio Guzman - Melhor Documentário; "As Aventuras de Tintim", de Steven Spielberg - Melhor Animação.
"Mistérios de Lisboa" está nomeado em 3 categorias dos Satellite Awards, os prémios da Internacional Press Academy dos Estados Unidos. O filme estreou no passado fim-de-semana nas salas de cinema do Reino Unido e foi bastante elogiado em jornais como The Guardian, The Telegraph, The Independent e The Times.